Conmebol divulga data do sorteio das oitavas da Libertadores

Atualizado: 19/05/2025, 22:02
Vista externa da sede da CONMEBOL antes do sorteio da Copa CONMEBOL Libertadores 2025, em 17 de março de 2025 em Luque, Paraguai.

A Conmebol confirmou nesta segunda-feira (19) a data oficial do aguardado sorteio das oitavas de final da Libertadores e da Copa Sul-Americana. As chaves dos mata-matas das duas principais competições do continente serão conhecidas no dia 2 de junho, às 12h (horário de Brasília).

PVC explica como Flamengo pode ser grande ameaça na Libertadores

O evento será realizado três dias após o encerramento das fases de grupos, que terminam no dia 30 de maio. Apesar de alguns clubes já estarem com a classificação garantida, a última rodada da fase de grupos ainda é de suma importância para o Flamengo.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

No sorteio da Libertadores, os oito primeiros colocados dos grupos serão cabeças de chave e enfrentarão os oito segundos colocados. Já na Sul-Americana, os primeiros colocados avançam diretamente às oitavas, enquanto os segundos disputarão um playoff contra os terceiros colocados da Libertadores.

Situação do Flamengo na Libertadores

A definição da vaga ficou para a última rodada, no dia 28 de maio, no Maracanã. A situação é favorável para o time comandado por Filipe Luís: basta uma vitória simples sobre o Deportivo Táchira, já eliminado e lanterna do grupo com zero ponto, para garantir a classificação.

Situação do Grupo C após cinco rodadas:

  1. Central Córdoba (ARG) – 11 pontos | Saldo +3

  2. Flamengo – 8 pontos | Saldo +2

  3. LDU (EQU) – 8 pontos | Saldo +1

  4. Deportivo Táchira (VEN) – 0 ponto | Saldo negativo

O que o Flamengo precisa para avançar:

  • Se vencer o Táchira: garante a vaga nas oitavas e ainda pode terminar em primeiro lugar, caso o Central Córdoba tropece diante da LDU. A liderança do grupo dá vantagem do mando de campo na próxima fase.

  • Se empatar: terá que torcer para que a LDU não vença o Central Córdoba em Quito. Se os equatorianos vencerem, o Flamengo será ultrapassado e eliminado.

  • Se perder: a classificação se torna improvável. O Rubro-Negro precisará torcer por derrota da LDU e ainda dependerá do saldo de gols. Atualmente, o Flamengo tem saldo +2, contra +1 da LDU. Se perder por 2 a 0, por exemplo, e a LDU cair por 2 a 1, os equatorianos levam a melhor no critério de desempate.

De olho na liderança

Apesar do foco ser a vaga nas oitavas, o Flamengo ainda sonha com a liderança do grupo. Para isso, precisa vencer o Deportivo Táchira e torcer para que o Central Córdoba não vença a LDU. Um empate em Quito, somado a uma vitória rubro-negra, igualaria os 11 pontos e levaria a disputa ao saldo de gols, atualmente favorável ao time argentino (+3 contra +2 do Flamengo).


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.