Conmebol define punição de Plata por expulsão na Libertadores

Expulso no segundo jogo da semifinal da Libertadores, contra o Racing, o atacante Gonzalo Plata foi punido com dois jogos de suspensão pela Conmebol. Assim, como já era de se prever, não estará à disposição do Flamengo para a final da competição, contra o Palmeiras. Além disso, foi multado em US$ 4 mil (cerca de R$ 21,2 mil na cotação atual).
➕ Flamengo desembarca no Recife com recepção calorosa e time recheado de desfalques
Aos dez minutos do segundo tempo de Racing x Flamengo, em Buenos Aires, Plata se envolveu em confusão com Marcos Rojo, capitão do time adversário. O equatoriano estava no chão e o argentino, de forma brusca, tentou levantar o rival. Plata reagiu e acabou acertando o rival, que caiu e cavou a expulsão.

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
O momento aumentou ainda mais a tensão do jogo, já que o placar seguia em 0 a 0 e qualquer gol do Racing levaria para os pênaltis. Após sofrer mais de 40 minutos com um a menos, o Flamengo segurou o placar e garantiu classificação para a final.
Desta forma, o cartão vermelho já tiraria Plata da final pela suspensão automática. Como foi punido em dois jogos, o equatoriano ainda terá que cumprir mais um na próxima competição da Conmebol em que participar. A multa, por outro lado, será descontada pela entidade do montante que o Flamengo tem a receber.
Sem Plata, que foi convocado e está a serviço da seleção do Equador, o Flamengo entra em campo neste sábado (15). Empatado com o líder Palmeiras e buscando o título do Brasileirão, o Rubro-Negro encara o lanterna Sport, em Pernambuco, em jogo adiado devido à Copa do Mundo de Clubes. A bola rola a partir de 18h30 (horário de Brasília).
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsApp, Bluesky, Threads, Twitter (X), Instagram e Facebook.














