Com o Flamengo no enredo, Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio 2026

Atualizado: 18/02/2026, 17:32
Viradouro homenagendo Flamengo

A escola de samba Unidos do Viradouro é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro de 2026. O anúncio oficial que confirmou o título da agremiação de Niterói foi feito durante a apuração das notas na Cidade do Samba, realizada na tarde desta quarta-feira (18).

Simone Lee e atletas do Sesc Flamengo curtem Carnaval na Sapucaí

A escola levou para a avenida o enredo "Pra Cima, Ciça", uma homenagem em vida ao seu lendário mestre de bateria. A conquista teve um gosto especial para os rubro-negros que acompanharam a festa, pois a história do Flamengo foi parte fundamental do desfile que consagrou a escola vencedora.

Conexão Flamengo e Mestre Ciça

Embora seja vascaíno declarado, Mestre Ciça possui um capítulo importante de sua trajetória ligado ao Mais Querido. Ele foi o responsável por reger a bateria da Estácio de Sá no desfile de 1995, que contou a história do centenário do Flamengo na Marquês de Sapucaí.

Para retratar esse momento histórico, a Viradouro levou para a avenida uma ala inteira dedicada ao "Clássico dos Milhões". Considerado uma das maiores rivalidades do Brasil, o duelo entre Flamengo e Vasco virou ala durante a apresentação histórica da Unidos do Viradouro.

Na composição visual, os componentes da escola se dividiram: metade da ala aparecia vestindo as cores rubro-negras e a outra metade, as cores cruzmaltinas, simbolizando o respeito e a paixão de Ciça pelo futebol e pelo samba.

Desfile aclamado e premiações

O desfile da Viradouro foi marcado pela emoção e pela técnica. Segundo o jornal "O Globo", o grande trunfo da agremiação foi "explorar com maestria o carisma dessa figura, tanto como representante do sambista tradicional quanto pela sua presença marcante".

Ciça participou ativamente da apresentação. Ele iniciou o desfile junto à comissão de frente e, posteriormente, retornou para comandar a bateria "Furacão Vermelho e Branco". Em um dos momentos mais plásticos da noite, ele reeditou uma cena icônica do Carnaval de 2007, subindo em um carro alegórico para reger os ritmistas do alto, ao lado da rainha de bateria Juliana Paes.

A apresentação terminou sob gritos de "é campeã" nas arquibancadas. Além do título oficial, a Viradouro e seu mestre também brilharam nas premiações paralelas. A escola venceu como melhor escola no Estandarte de Ouro e Mestre Ciça foi eleito a Personalidade do Ano, prêmio concedido pelo jornal "O Globo".


Compartilhe
James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.