Com Grêmio fora, Flamengo almeja recordes na Copa do Brasil

Atualizado: 01/03/2025, 18:24
Time titular do Flamengo em foto oficial no Allianz Parque antes de encarar o Palmeiras pela Copa do Brasil 2024

O Flamengo enfrenta o Bahia nesta quarta-feira (28) pelas quartas de final da Copa do Brasil, almejando bater um recorde histórico. Com o Grêmio já eliminado da competição, caso passe pelos baianos, o Mengão pode se isolar como o clube que mais disputou semifinais de Copa do Brasil na história, com 20.

Além dessa marca, o Flamengo já é o time que mais esteve presente nas quartas de final da competição, com 24 participações, três a frente do segundo colocado, que é o próprio Grêmio.

Últimas notícias do Flamengo: Alex Sandro, Bahia e Pedro

Passando pelo Bahia nas quartas e pelo Corinthians ou Juventude nas semifinais, ao chegar na final novamente, o Flamengo também superará o tricolor gaúcho, tornando-se, de forma isolada, a equipe que mais chegou à final da Copa do Brasil, com dez participações.

E a pedra rubro-negra no sapato gremista não para por aí, já que, caso conquiste o título, o Flamengo igualará o Grêmio em conquistas da competição, com cinco, e ainda se desgarrará do Palmeiras, eliminado pelo Mengão nas oitavas, que atualmente tem quatro, assim como o Mais Querido.

Com a quebra desses recordes, o Flamengo se consolida como um dos maiores, se não o maior time dessa competição, sendo superado no número de títulos apenas pelo Cruzeiro, que já ergueu a taça seis vezes.

Perto de recordes, Copa do Brasil pode não ser prioridade do Flamengo

Ainda vivo na disputa das famosas “três frentes”, que consiste em Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, é inevitável que o Flamengo acabe dando prioridade para uma ou no máximo duas competições.

Com o calendário lotado e jogos basicamente a cada três dias, de acordo com opiniões de torcedores nas redes sociais, a Copa do Brasil deve ser a preterida da vez.

No caminho do penta nessa edição, o Mengão tem pela frente o Bahia nas quartas, que trata a competição como grande chance de “surpreender” o Brasil e conquistar o título, ou seja, um adversário que com certeza vai para o jogo com muita gana. Isso tudo em meio a disputa também das quartas da Libertadores, na qual o Flamengo enfrenta o Peñarol.

No Brasileirão, com times todos embolados na disputa do título, a vantagem de ter um elenco mais recheado e com peças de reposição de muita qualidade credenciam o Flamengo como um dos favoritos a levar a competição, junto a Botafogo, também vivo na Libertadores, e o Palmeiras, que agora dará foco total ao nacional já que está eliminado de tudo.

Com isso, apesar de um caminho “viável”, até a final, a Copa do Brasil pode ficar escanteada no calendário flamenguista. Tudo isso claro não impede que o Rubro-Negro compita, como ocorreu no ano passado, quando mesmo com todos os problemas na temporada, o Fla chegou na final da competição e ficou perto do título.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.