CBF veta adiamento de jogos por shows em estádios a partir de 2026

Atualizado: 18/12/2025, 20:13
Allianz Parque, do Palmeiras, é um dos estádios que costumam receber show durante a temporada do futebol

Em medida amplamente discutida no mundo do futebol há algum tempo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) chegou a um veredito e informou aos clubes que, a partir de 2026, não adiará mais jogos por conta de shows realizados em estádios. A medida, claro, afeta diversos times do futebol brasileiro, como Palmeiras, São Paulo e Botafogo.

➕ Com votação apertada, Conselho do São Paulo aprova orçamento para 2026

A remarcação de jogos do Brasileirão em dias de show tem sido comum no futebol brasileiro nos últimos anos, mas também afetou de certa forma a organização do campeonato. Assim, a CBF — que vai encarar um calendário particularmente apertado em 2026, com a Copa do Mundo — decidiu vetar novas alterações. 

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Com a mudança, que ainda não foi oficializada pela CBF ao público, equipes como Palmeiras (Allianz Parque), São Paulo (Morumbis), Botafogo (Nilton Santos), Atlético-MG (Arena MRV) e Grêmio (Arena do Grêmio), entre outras, precisarão mandar suas partidas em outros locais, caso mantenham as atrações. 

A Neo Química Arena também costuma receber eventos, mas é mais incomum que atrapalhe o cronograma do Corinthians. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Flavio Fachel.

Calendário do futebol em 2026 será bem diferente

A decisão da CBF vem a reboque de um direcionamento para o ano que vem, focado em priorizar o calendário fixo. Mesmo com questões envolvendo logística e impacto nos gramados, o fato de ser ano de Copa do Mundo gera uma dificuldade ainda maior para remanejar jogos.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Até por isso, os torcedores notarão mudanças importantes no calendário do futebol brasileiro em 2026. O Brasileirão, por exemplo, vai começar ainda no fim de janeiro, algo bem diferente do que os times estão acostumados. Os Estaduais iniciam ainda antes, como forma de alocar todos os torneios no ano.

Antes de se preocupar com isso, porém, os times partem para as férias — com exceção de Vasco e Corinthians, que ainda disputam o segundo jogo da final da Copa do Brasil. A primeira rodada do Brasileirão de 2026 está marcada para acontecer entre os dias 28 e 29 de janeiro.


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.