CBF prepara sistema anti-cera para Brasileirão e Copa do Brasil em 2025

Atualizado: 20/01/2025, 12:18
Bola aparece colocada em cima de cone na lateral de campo, em jogo do Campeonato Inglês

Brigando para reduzir a cera ao longo dos jogos e aumentar o tempo de bola rolando, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai implementar uma mudança e tanto para a temporada 2025. Uma das regras a serem incluídas no Regulamento Geral de Competições, que rege os torneios nacionais, é o sistema multibolas — que já é usado em alguns certames na Europa e também no Campeonato Paulista.

Neste cenário, os jogos terão bolas fixas ao longo do gramado, em determinados pontos, para auxiliar na retomada rápida do jogo. Desta forma, o item não precisará ser reposto diretamente pelos gandulas, como era feito até 2024. A informação é do jornalista Rodrigo Mattos.

Flamengo aproveita retorno dos EUA e marca apresentação de Juninho para terça-feira

Como parte do Regulamento Geral de Competições da CBF, o sistema multibolas entrará em vigor não apenas no Campeonato Brasileiro, mas também na Copa do Brasil. A intenção, obviamente, é reduzir a demora dos gandulas nas reposições de bola.

Um dos problemas identificados pela CBF em relação ao tempo de jogo foi justamente a reposição, feita de forma cada vez mais lenta em momentos positivos para os times mandantes. Com a regra em vigor, as bolas já estarão à beira do campo, prontas para serem colocadas em jogo novamente.

Não foi definido pela entidade, no entanto, os pontos em que as bolas ficarão situadas no gramado. Além disso, a base também está em discussão: cones, como na Premier League, e pratos são considerados para a sustentação das bolas. Atualmente, o Paulistão distribui 16 bolas em cones ao redor do campo.


Compartilhe
João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.