CBF prepara anúncio de novo calendário no futebol brasileiro para 2026; veja possíveis novidades

Atualizado: 12/11/2025, 11:05
Samir Xaud, presidente da CBF

O calendário no futebol brasileiro é um dos maiores problemas criados pela CBF nos últimos anos. Desorganizado e prejudicando o espetáculo, a organização deve passar por mudanças, que serão anunciadas nesta quarta-feira (28). Em evento no Rio de Janeiro, a entidade que comanda o esporte no país vai apresentar um novo projeto para o calendário do futebol.

➕ Presidente da CBF justifica mudanças no calendário que prejudicam Flamengo

Ainda não há detalhes sobre o que irá mudar especificamente, porém, o presidente Samir Xaud já prometeu reduzir o número de datas dos estaduais. Atualmente disputados entre janeiro e abril, os torneios ocupam um terço dos clubes.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Outro ponto relevante que aumenta o debate sobre o calendário para 2026, é a Copa do Mundo. Disputada entre junho e julho no Canadá, México e Estados Unidos, fará com que o calendário seja interrompido. Dessa maneira, é crucial a organização para o que promete abarrotar ainda mais os planos dos times no futebol brasileiro.

Além do calendário, se espera debates sobre outros assuntos importantes para o futebol brasileiro. Entre eles, estão alterações na Copa do Brasil e nas divisões inferiores (Série C e D). Ou novidades sobre o tão discutido Fair Play Financeiro.

Flamengo e CBF entraram em imbróglio por conta do calendário

A recente alteração no calendário do futebol brasileiro, promovida pela CBF, gerou descontentamento no Flamengo. Isso porque, o clube até foi consultado, porém, diante uma opinião oposta, foi ignorado.

O Flamengo se irritou com a mudança de datas da Copa do Brasil, que foi transferida para dezembro. Além disso, o encerramento do Brasileirão foi antecipado para o dia 7 de dezembro, para evitar conflito com a Copa Intercontinental. Isso impactou diretamente no planejamento do clube.

Desde o início da temporada, o Flamengo priorizou Brasileirão e Libertadores, chegando a escalar um time misto na Copa do Brasil, o que resultou na eliminação. Essa derrota, embora a frustração, fez com que o time ganhasse datas livres para descansar e focar nos torneios "principais".

Com as alterações anunciadas pela CBF, entretanto, o Flamengo deve perder pelo menos quatro datas livres, comprometendo o planejamento. É como se a eliminação na Copa do Brasil, no fim, não tivesse um "lado bom", já que o descanso esperado foi retirado.

Aviso de Jogo Responsável: as apostas esportivas envolvem riscos financeiros. Não há resultados garantidos, e as odds podem variar até o início e durante a partida. Aposte com responsabilidade, apenas valores que esteja disposto a perder. Proibido para menores de 18 anos.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsAppBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.

SeuBet
SeuBet
4/5
proCasa autorizada a operar no Brasil

Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.