CBF investe na chegada do impedimento semiautomático ao futebol em 2026

Em entrevista ao programa Seleção Sportv, o presidente da CBF, Samir Xaud, declarou que o impedimento semiautomático será adotado em 2026 no futebol brasileiro.
➕Internacional x Flamengo: palpites e odds para jogo da Libertadores
"Investimento alto que a CBF vai fazer. Ano que vem teremos, sim, o impedimento semiautomático. Queremos dar início a essa ferramenta. Estamos trabalhando."

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 136, de 22 de janeiro de 2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
O presidente esclareceu que já foram realizados encontros com árbitros a respeito da tecnologia empregada na Copa do Mundo de Clubes. A ferramenta possibilita a reconstrução em 3D do lance, ajudando os árbitros em decisões complicadas de impedimento.
"Estamos trabalhando para que máquinas e árbitros atuem juntos, garantindo mais precisão nas partidas."
O custo previsto é de R$ 100 mil por partida, abrangendo 12 câmeras especiais e diversas instalações. O VAR tradicional custa mais de R$ 20 mil por jogo, excluindo a tecnologia de ponta.
"Será no Brasileiro e na Copa do Brasil, nas principais competições da CBF".
Além do sistema semiautomático, a CBF apoia o projeto Arbitragem Sem Fronteiras, que visa igualar os árbitros de todos os estados.
"Já fizemos quatro encontros com árbitros das Séries A e B, e seguimos ministrando cursos".
CBF propõe mudança na classificação dos times brasileiros na Libertadores
A CBF começou a conversar com a Conmebol sobre mudanças na forma como o Brasil participa da Libertadores. A ideia é transformar as duas vagas da fase preliminar em uma sexta vaga que já entra direto na fase de grupos. A entidade acredita que essa mudança ajudaria a aliviar a agenda do futebol brasileiro.
Atualmente, o Brasil tem sete vagas na principal competição da América do Sul, que são distribuídas por diferentes critérios. Além das duas partidas preliminares, quatro times participam do Campeonato Brasileiro e um na Copa do Brasil. Nos últimos anos, um oitavo representante passou a surgir ao conquistar a própria Libertadores.
Apesar de as negociações estarem avançando, ainda não há uma previsão de quando essa mudança pode acontecer. A CBF reconhece que alterações no calendário levam tempo e não podem ser feitas de uma hora para outra. Até agora, a única novidade oficial foi a redução do número de datas dos estaduais em 2026.












