CBF inclui Flamengo em plano para melhorar arbitragem no Brasil

Iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para melhorar o nível do apito no país, o grupo de trabalho sobre arbitragem foi formalizado por Samir Xaud, presidente da entidade. E o Flamengo é um dos 62 membros que estarão na conversa, todos em busca de evoluções para um problema que se tornou crônico.
➕ São Paulo x Flamengo: CBF repete árbitro que expulsou rubro-negros
A intenção da CBF é repetir o que foi feito com o fair play financeiro e reunir os clubes em torno de um amplo debate. A primeira reunião acontece na próxima segunda-feira (10), na sede da federação, no Rio de Janeiro, enquanto a proposta final do grupo pode ser entregue até 20 de janeiro do ano que vem.

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
O grupo de trabalho será comandado por Netto Góes, presidente da Federação do Amapá, enquanto o relator será Helder Melillo, diretor-executivo de gestão da CBF. As informações sobre o encontro foram publicadas inicialmente pelo colunista Lauro Jardim.
Quais são os integrantes do grupo de trabalho da CBF
O quadro será composto por membros de diversas camadas do futebol, de equipes a dirigentes. No total, são 62 clubes, 16 deles da Série A: Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Juventude, Mirassol, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos e Vitória.
A Série B ainda contribuiu com outros 11 clubes (América-MG, Athletic, Athletico-PR, Atlético-GO, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Ferroviária, Paysandu, Remo e Vila Nova) enquanto os outros 35 se espalham por outras divisões do país. Além disso, outros integrantes serão incluídos; confira a lista abaixo.
- Sálvio Spinola, ex-árbitro
- Nadine Bastos, comentarista de arbitragem
- Paulo Roberto Jamelli Júnior, ex-jogador
- Seis integrantes da CBF e da CBF Academy
- Dois integrantes do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)
- Dois integrantes da Associação Nacional dos Árbitros (Anaf) e da Associação Brasileira dos Árbitros de Futebol (Abrafut)
- Um integrante da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf)
Os custos de deslocamento e hospedagem dos membros serão de responsabilidade da CBF, que coordena o projeto. Além do debate, o encontro inicial também prevê a presença de especialistas internacionais no assunto e elaboração de cronogramas para o grupo de trabalho.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Whatsapp, Bluesky, Threads, Twitter (X), Instagram e Facebook.














