CBF divulga áudio do VAR em lance polêmico de Flamengo x Atlético-MG

Atualizado: 28/07/2025, 10:57
Ramon Abatti Abel pune Fausto Vera com o cartão amarelo

O Flamengo venceu o Atlético-MG por 1 a 0, no último domingo (27), e reassumiu a liderança do Brasileirão no Maracanã. Mesmo assim, o árbitro Ramon Abatti Abel voltou a ser alvo de polêmica em um duelo do Mais Querido, principalmente por um lance envolvendo o VAR no primeiro tempo.

➕ Léo Ortiz revela motivo de ter saído do X e desabafa sobre críticas

Na ocasião, Gonzalo Plata recebeu belo lançamento de Jorginho e matou a bola no peito, mas foi derrubado na entrada da área. Imediatamente, Ramon Abatti Abel apontou pênalti. No entanto, após chamada do árbitro de vídeo, revisou o lance e decidiu marcar falta fora da área.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

E a situação ganhou uma nova camada de polêmica no intervalo, quando Bruno Henrique revelou uma fala de Ramon Abel que não exatamente condiz com a decisão que o árbitro tomou em campo.

"O árbitro me chamou e falou: ‘Se foi dentro da área, é pênalti e cartão amarelo. Se foi falta [fora da área], é expulsão’. Ele falou isso para mim e para o Hulk. Depois que ele olha o VAR, muda a decisão. Então, é difícil ficar falando de arbitragem o tempo todo", desabafou Bruno Henrique.

CBF divulga áudio do VAR

Ao contrário disso, Ramon Abel reverteu a decisão do pênalti para falta, mas manteve o cartão amarelo ao volante Fausto Vera — que derrubou Plata. Para esclarecer o lance, a CBF divulgou o áudio do VAR após o árbitro ser chamado ao vídeo por Márcio Henrique de Góis.

"Ele domina, a bola não vai para a frente. Ela vem para trás, ele perde um pouco o controle. Entendo que não é um Dogso [sigla de Denying an Obvious Goalscoring Opportunity ou Negação de Oportunidade Clara de Gol, em português] claro. O Domínio vem para trás e ele perde a verticalidade", diz Góis.

Neste caso, a argumentação de Márcio se referia ao posicionamento corporal de Plata, que não estaria direcionado exatamente ao gol na sequência do lance. Isso porque, no entendimento da arbitragem, o equatoriano perdeu um pouco de contato com a bola ao dominá-la no peito.

"Ok, vou voltar com tiro livre direto e cartão amarelo porque tem um defensor que tem possibilidade de dominar a bola", decretou Ramon Abatti Abel em resposta.

No fim, a polêmica não fez diferença e o Flamengo venceu o adversário por 1 a 0. Nesta quinta-feira, o Rubro-Negro se prepara para mais um encontro com o Atlético-MG, dessa vez pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.