CBF adia sonho de Jorge Jesus e anuncia Ancelotti como treinador da Seleção Brasileira

Atualizado: 12/05/2025, 21:02
Carlo Ancelotti fala sobre Vinícius Júnior

Não será desta vez que Jorge Jesus vai comandar o Brasil. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente nesta segunda-feira (12) a contratação do técnico italiano Carlo Ancelotti, que vai ter a saída confirmada do Real Madrid nos próximos dias e será o novo técnico da Seleção Brasileira.

➕ Vini Jr tem novo treinador definido: Real Madrid escolhe sucessor de Ancelotti

O treinador, que já tinha a assinatura contratual esperada para o início desta semana, foi anunciado como "o mais vitorioso do mundo" no perfil oficial da CBF. A estreia virá nos dois próximos compromissos pelas Eliminatórias, em junho.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio", disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

Ainda segundo o dirigente, a união entre o "maior técnico da história" e a maior seleção do planeta vai render uma série de "capítulos gloriosos" ao futebol do país.

"Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro", completou o mandatário da entidade.

A estreia de Ancelotti à beira do gramado virá no dia 5 de junho, em compromisso do Brasil contra o Equador, fora de casa. Cinco dias depois, o time recebe o Paraguai na Neo Química Arena, em São Paulo.

Frustração para Jorge Jesus

A contratação de Ancelotti encerra a espera do Brasil por um treinador, mas representa mais uma frustração para Jorge Jesus no sonho de comandar a Seleção. O treinador nunca escondeu o desejo.

Apesar disso, os caminhos nunca se cruzaram de fato. Mesmo com Jesus livre no mercado, já que foi demitido pelo Al Hilal-SAU no começo de maio, a CBF manteve Ancelotti como primeira opção.

O português era, sim, considerado como uma alternativa caso o italiano não fosse contratado, mas o sucesso da negociação impediu essa possibilidade. Havia resistência, no entanto, do entorno de Neymar — o que também tem sua parcela de importância na decisão.

No anúncio, a CBF confirmou que Ancelotti será o treinador da Seleção na Copa do Mundo de 2026, que será disputada em EUA, México e Canadá. A competição começa no dia 11 de junho do ano que vem.


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.