Caos e violência: sede da final da Libertadores entra em estado de emergência

Atualizado: 23/10/2025, 09:09
Policiais e manifestantes se posicionam de lados opostos durante momento de tensão em protesto em Lima

O novo presidente do Peru, José Jerí, anunciou que a cidade de Lima (capital do país e sede da final da Libertadores) entrou em estado de emergência a partir desta quarta-feira (22). O motivo é a onda de protestos da população, que pede energicamente ações do governo para conter a criminalidade. O local recebe a competição daqui a um mês.

➕ Conmebol já tem 'Plano B' caso tire final da Libertadores de Lima

Lima tem sido tomada por protestos há pelo menos um mês, com uma série de pedidos: combate à violência, saída de José Jerí, fechamento do Congresso, convocação de uma assembleia constituinte e a saída do próprio José Jerí. O político assumiu o poder após a queda de Dina Boluarte, que foi assolada por acusações de corrupção e incapacidade.

7KBet
7KBet
4/5
proQuase 2000 jogos de 6 provedoras diferentes

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Afastada de forma unânime após escândalo que envolveu até uma coleção de relógios Rolex não declarados, Boluarte deu lugar a Jerí, mas os protestos seguiram. A decisão do governo de reformar as aposentadorias obrigaria todos os cidadãos acima de 18 anos a aderirem a provedores de pensão, o que piorou ainda mais a insatisfação.

Com tudo isso acontecendo, multidões foram às ruas e acabaram reprimidos pela polícia, que inclusive teria feito o disparo que matou o rapper Trvko em um dos atos. Jerí, então, optou pelo estado de emergência com validade de 30 dias. O fim acontece exatamente na véspera da Libertadores.

Até o momento, a Conmebol não se pronunciou sobre a medida e a final segue mantida para Lima. O Flamengo tem dois jogos para tentar confirmar um lugar na decisão, contra o Racing, começando por esta quarta-feira. Do outro lado da chave, Palmeiras e LDU duelam pela outra vaga.

Flamengo e Racing iniciam a disputa de vaga na final da Libertadores nesta quarta-feira, no Maracanã, a partir de 21h30 (horário de Brasília). O time argentino tem a vantagem de decidir em Buenos Aires por ter feito melhor campanha na fase de grupos da competição.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsappBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.