Campeonato Carioca aprova mudanças em regras do VAR para 2026

O Campeonato Carioca aprovou uma série de alterações no regulamento do árbitro de vídeo para a próxima edição da competição, que começa no dia 21 de janeiro de 2026. Entre elas, estão a divulgação de lances polêmicos, mudanças na comunicação entre o árbitro e a sala do VAR e até os replays que mostram o lance ao público.
➕ Há 110 anos: o primeiro título invicto do Flamengo no Campeonato Carioca
Nesta sexta-feira (31), representantes dos clubes que disputam o Campeonato Carioca se reuniram na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para alinhar as mudanças com a entidade. O representante do Flamengo foi Dekko Roisman, diretor de Relações Institucionais.

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Desta forma, as diretrizes e protocolos do ano que vem foram apresentados aos times, que participaram do debate como forma de entendimento sobre o que será ou não permitido. E o regulamento do VAR terá quatro mudanças principais no Carioca, começando já no ano que vem.
- A partir de agora, a sala do VAR não poderá debater lances após o árbitro chegar à tela
- Os replays dos lances para o público, no telão, só serão permitidos após a decisão final do árbitro
- Quando o tempo de jogo for paralisado para checagem do VAR, o árbitro indicará com um sinal
- Vídeos de lances polêmicos serão divulgados em até 48 horas após o fim das partidas
Além disso, a Ferj também aproveitou para comunicar aos times que vai manter a linha de impedimento de 12 cm, adotada no início deste ano, e indicou que a intenção é reduzir o número de lances analisados. O presidente da entidade, Rubens Lopes, citou a "distorção" que critérios diferentes têm causado aos jogos.
"Em determinados jogos, [a sala do VAR] parece botequim. Uma indecisão danada. Se existe divergência interpretativa, tem que valer a do árbitro. É o que penso, mas não vale o que penso. Essa distorção incomoda não só os clubes, mas aqui também", destacou o dirigente.
Clubes debatem introdução de desafio no VAR
Uma outra pauta também foi conversada entre entidade e clubes, ainda que não tenha entrado no regulamento do Carioca neste momento. Trata-se do 'desafio', recurso que permite aos treinadores que solicitem um número limitado de lances por partida. A Fifa tem testado esse modelo em algumas competições.
Há pensamentos divergentes entre os clubes, com aspectos e negativos levantados. Rubens Lopes apoia a ideia, caso receba aprovação da Fifa, enquanto outros dirigentes mencionaram a possibilidade de que isso influencie na dinâmica da partida. De qualquer forma, o caso ainda está em início de discussão.
O Campeonato Carioca de 2026 está marcado para começar no dia 21 de janeiro, com uma redução de jogos em relação a este ano. Serão seis na fase de grupos e quatro nos mata-matas, reduzindo de 15 para dez datas totais. A final da competição, inclusive, será disputada em jogo único. O objetivo é aliviar os calendários das equipes.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Whatsapp, Bluesky, Threads, Twitter (X), Instagram e Facebook.














