Calendário pesado? Flamengo é o time do G4 que menos jogou no ano

Atualizado: 20/08/2024, 12:13
Tite Lorran Flamengo Brasileirão Corinthians

Embora o número de jogos seja uma pauta recorrente nas entrevistas do técnico Tite, oito clubes da Série A do Brasileirão, incluindo os três times à frente do Flamengo na tabela (Botafogo, Fortaleza e Palmeiras), fizeram mais jogos em 2024 do que o Rubro-Negro. Afinal, o que explica o alto desgaste físico do time comparado aos demais?

É inegável que o calendário do futebol brasileiro não é dos mais organizados. Principalmente para o Flamengo, que é o único time do G4 que está disputando três competições e tem enfrentado adversários complicados. E, na próxima quinta, terá o desgaste que enfrentará na altitude de La Paz.

Flamengo retoma atividades de olho na decisão contra o Bolívar

No entanto, as recentes atuações do Mengão, preocupam o torcedor. O baixo rendimento, a quantidade de lesões musculares e as falhas defensivas, principalmente no jogo aéreo, não são problemas ocasionados, exclusivamente, pela quantidade de jogos.

Além disso, o Flamengo segue sem anunciar uma contratação na atual janela – que fecha dia 2 de setembro. Com isso, Tite precisa fazer improvisações. Com ausências confirmadas de Everton Cebolinha e Viña para o restante da temporada, o clube corre contra o tempo para fazer reposições.

Veja o número de jogos em 2024

  1. Fortaleza – 54
  2. Botafogo – 53
  3. Bahia e Bragantino – 52
  4. Athletico, Cuiabá e Palmeiras – 51
  5. Grêmio- 49
  6. Corinthians, Flamengo, Fluminense e São Paulo – 48

Flamengo foi o clube que mais teve desfalques durante a Copa América

Vale lembrar que o elenco do Flamengo foi afetado diretamente com a ausência de vários jogadores que foram disputar a competição pelas suas seleções enquanto o Campeonato Brasileiro continuava. Ao todo, cinco jogadores desfalcaram o plantel, tornando o Rubro-Negro o clube brasileiro que mais cedeu atletas.

Nesse sentido, o desgaste físico do elenco do Mais Querido pode ser consequência do período no qual o time de Tite disputou nove rodadas do Brasileirão com, pelo menos, quatro peças ausentes por conta da Copa América. Pulgar, pelo Chile, e Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña, pelo Uruguai, foram os atletas convocados.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.