Boto, Wallace Yan e Danilo são denunciados pela procuradoria do STJD

Atualizado: 10/10/2025, 18:45
STJD - Superior Tribunal de Justiça Desportiva

A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou formalmente o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, o zagueiro Danilo e o atacante Wallace Yan por incidentes ocorridos em Salvador. As denúncias são baseadas em críticas à arbitragem e lances de jogo. As informações são do "UOL".

➕ Guia de Apostas na Libertadores 2025: odds, palpites e dicas para lucrar nos jogos decisivos

José Boto foi enquadrado por suas declarações após o jogo, nas quais levantou "suspeitas" contra a arbitragem. O dirigente foi denunciado com base no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de "ofensa à honra por fato relacionado ao desporto".

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

A denúncia se baseou no seguinte trecho de sua entrevista: "O que acontece em outros campos deixa suspeitas. O árbitro que nos prejudicou (contra o Cruzeiro) ganhou com prêmio apitar o jogo do nosso rival e fez o que fez. Alguém da CBF tem que vir falar sobre isso". Caso seja condenado, Boto pode enfrentar uma suspensão de 15 a 90 dias.

Danilo e Wallace Yan também podem pegar gancho

No campo de jogo, dois atletas foram alvos da procuradoria. O zagueiro Danilo foi denunciado por uma jogada violenta que resultou em sua expulsão com cartão vermelho direto aos 13 minutos do primeiro tempo. Isso se enquadra no artigo 254 e a pena pode ser de 1 a 6 jogos.

Já a situação do atacante Wallace Yan é mais complexa. O órgão entendeu que o lance que gerou seu segundo cartão amarelo e, consequentemente, a expulsão, configurou uma agressão ao lateral Gilberto.

Por isso, ele foi enquadrado no artigo 254-A, que prevê punição de 4 a 12 partidas de suspensão para quem "desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem".

Além da acusação de agressão, a súmula da partida relatou reclamações do jovem jogador contra o quarto árbitro. Esse ato levou a uma segunda denúncia, desta vez com base no artigo 258, por "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva", cuja pena varia de 1 a 6 jogos de suspensão.

Com isso, Wallace Yan será julgado por duas infrações distintas, correndo o risco de uma punição mais severa.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsAppBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.