Boto detalha saída de Gerson: 'Apesar da renovação, aspirava mais salário'

O diretor de futebol do Flamengo, José Boto, quebrou o silêncio sobre os bastidores da venda do volante Gerson ao Zenit-RUS. Em entrevista ao canal "UOL Esporte", o executivo português detalhou a estratégia do clube ao renovar o contrato do jogador em abril de 2025, momento em que a multa rescisória foi reduzida para 25 milhões de euros.
➕ Apostas no Rebaixamento do Brasileirão 2025: Guia para a Série A e B
A decisão, segundo ele, foi um movimento calculado para garantir um pagamento à vista, o que se concretizou em julho. A transferência de Gerson foi selada quando o clube russo pagou o valor integral da nova multa, uma quantia que na época representou cerca de R$ 160 milhões para os cofres do Flamengo.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Boto afirmou ver com naturalidade o desejo do atleta de buscar um salário maior do que o clube poderia oferecer.
“O futebol é uma indústria que gera dinheiro e é normal que todos queiram ter o melhor para eles. A mim, não me choca que o Gerson tenha procurado melhores condições financeiras”, declarou o dirigente, afastando qualquer tom de crítica ao ex-camisa 8.
Motivo para abaixar multa de Gerson
Boto explicou que a diretoria já previa uma nova investida do Zenit e optou por uma abordagem pragmática. Manter a multa rescisória nos valores antigos, que ele classificou como "irreais", forçaria uma nova e desgastante negociação, provavelmente resultando em um pagamento parcelado.
“Sempre tive a sensação que o Gerson, apesar de ter renovado, aspirava mais salário. É natural, isso não é uma crítica. Percebíamos que o Zenit poderia voltar à carga. Então, baixar a cláusula foi para obrigar a recebermos o dinheiro à vista. Se mantivesse os valores que estavam, obrigaria a mais uma negociação, com pagamento parcelado, com mais desgaste”, detalhou.
A solução encontrada foi definir um novo valor, considerado alcançável para o mercado europeu, mas com uma condição clara.
“O que pensamos foi: colocamos um valor que o clube pode pagar e que só sairia por esse valor à vista. Isso foi acordado com o estafe do Gerson. Foi isso o que aconteceu”, concluiu Boto.
Após saída, Gerson ainda não conseguiu performar bem e informações apontam que o atleta está insatisfeito no Zenit.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsApp, Bluesky, Threads, Twitter (X), Instagram e Facebook.
SPA/MF Nº 2.100 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Layout intuitivo














