Botafogo x Flamengo: árbitro de polêmicas recentes apita quartas do Carioca

A arbitragem de Botafogo x Flamengo, no domingo (15), pelas quartas de final Campeonato Carioca, será comandada por Bruno Arleu de Araújo. O árbitro carioca de 42 anos será o responsável pela arbitragem na partida que vale a vaga na semifinal do Estadual, marcada para 17h30, no Nilton Santos.
➕ FERJ define horário, data e transmissão de Botafogo x Flamengo
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) mantém o padrão de todo o torneio e escala um árbitro experiente para um jogo importante. Bruno Arleu foi o árbitro principal de 21 jogos do Flamengo na carreira, o sétimo time que mais apitou, e 15 do Botafogo (14º).

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Os assistentes do árbitro nas quartas de final do Carioca serão Rodrigo Figueireiro e Thiago Henrique Neto, enquanto Rodrigo Carvalhaes será o responsável pelo VAR.
Bruno Arleu de Araújo apitou quatro confrontos entre Flamengo e Botafogo, e o Rubro-Negro tem ligeira vantagem no retrospecto. O árbitro era o responsável pela arbitragem na vitória por 3 a 1, pela semifinal do Carioca 2018, e no triunfo por 3 a 0 pela Taça Rio de 2020.
Os outros dois encontros foram pelo Brasileirão, com vitória do alvinegro por 4 a 1 em 2025 e o empate em 0 a 0 da última temporada. Foi nesse último, aliás, que o árbitro relatou pressão feita por dirigentes do Botafogo durante o intervalo.
"Após o fim do primeiro tempo, enquanto a equipe de arbitragem se dirigia ao vestiário pela zona mista, cinco membros da diretoria do Botafogo protestaram contra a arbitragem, proferindo as seguintes palavras: 'Tem que marcar as faltas, você precisa ter critério'. Não foi possível identificar nominalmente os envolvidos", escreveu.
No Carioca 2026, Bruno Arleu de Araújo foi o árbitro principal na vitória do Flamengo sobre o Vasco por 1 a 0, que marcou a estreia do elenco profissional na temporada.
Bruno Arleu Araújo protagonizou polêmicas contra o Flamengo
O histórico de Bruno Arleu com o Flamengo também inclui polêmicas, em especial na final do Campeonato Carioca de 2025. Ele deixou de expulsar volante do Fluminense e marcou uma falta questionável em lance de gol anulado, o que gerou reclamações dos rubro-negros mesmo com o título.
A começar com não expulsão do volante Otávio após uma entrada forte sobre De La Cruz, ainda no primeiro tempo.
Inacreditável o Otávio não ter sido expulso nesse lance.
— MatheusFla (@_matheusfla) March 16, 2025
Chegou com intensidade em cima do tornozelo do De La Cruz.
Cartão vermelho claro.
Flamengo MUITO prejudicado.pic.twitter.com/VUuGVCDxw9
Já no fim do jogo, Juninho venceu uma disputa com Ignacio e tocou para Plata marcar. No entanto, Bruno Arleu de Araújo marcou falta do atacante após analisar o VAR.
Absurdo, eu tô indignado até agora com isso.
— Mattos (@crfmattos) March 16, 2025
Inverteram essa falta no Juninho pra anular o gol legítimo do Flamengo. A FERJ tem que ser ameaçada pela nossa diretoria, isso é inaceitável! pic.twitter.com/arzft4Det3
Escala de arbitragem para Botafogo x Flamengo
- Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
- Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa
- Assistente 2: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha
- 4º árbitro: Wallace Rogério Rufino de Lima
- Assessor de arbitragem: Jorge Fernando Rabello
- VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
- AVAR: Silbert Faria Sisquim
- AVAR2: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho
- Observador de VAR: Cláudio José de Oliveira Soares
- Quality manager: Marcelo Silva Nascimento

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.












