Bastidores dos testes surpresa: por que a ABCD acompanhou treino tático do Flamengo

A nota oficial do Flamengo sobre os testes antidoping surpresa levantou algumas dúvidas, e o MundoBola Flamengo buscou entender o máximo possível.
➕ Guia de Apostas na Libertadores 2025: odds, palpites e dicas para lucrar nos jogos decisivos
A reportagem apurou que a presença dos três representantes da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) durante o treino tático aconteceu porque alguns jogadores ainda não haviam conseguido urinar para o exame.

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Segundo o Flamengo, nesses casos, a ABCD tem a prerrogativa de acompanhar todos os movimentos do atleta para garantir que não haja fraude no exame.
Por isso, esses representantes acompanharam a atividade tática, causando mal-estar no clube antes de uma partida crucial para a continuidade do Brasileirão.
O clube considera o episódio invasivo, já que nem assessores ou funcionários do Rubro-Negro têm acesso às atividades táticas, direcionada apenas a comissão técnica e aos jogadores.
O treino do Mengão estava previsto para começar às 9h30 (de Brasília), e a informação obtida pela reportagem é de que isso retardou o início da atividade em cerca de uma hora.
A fonte afirma não conseguir precisar o horário, mas o treino teria se iniciado cerca de 10h30, e o que é garantido é que a ação teve, sim, grande impacto na rotina flamenguista.
Mais de dez jogadores do Flamengo participaram dos testes, e como dito anteriormente, nem todos conseguiram participar antes do início da atividade, por não conseguir urinar.
De acordo com a apuração, o Flamengo não planeja enviar qualquer tipo de reclamação ou ofício à CBF, ABCD ou ao Ministério do Esporte.
Segundo o clube, a nota divulgada serve para registrar o desconforto interno com o modo como a ação foi conduzida antes de um jogo importante contra o Palmeiras.
Por fim, os exames antidoping realizados pela Conmebol aos semifinalistas da Libertadores, exposto na nota do Flamengo, aconteceram na última segunda-feira (13), segundo a apuração. Esses exames não têm relação direta, já que são feitos por agências diferentes e com protocolos distintos.
O MundoBola Flamengo entrou em contato com a comunicação da ABCD para entender se os testes também são planejados para o Palmeiras, ou outros clubes da Série A, mas não obteve resposta.
Flamengo recebe Palmeiras em jogo crucial do Brasileirão
O jogo entre Flamengo e Palmeiras acontece no domingo (19), no Maracanã, às 16h (de Brasília). O Rubro-Negro se prepara justamente para um dos jogos mais importantes da temporada enquanto a ABCD decide fazer os testes surpresa.
Os palmeirenses lideram o Brasileirão com três pontos a mais do que o Mengão. A vitória, jogando em casa, é crucial para que o Mais Querido iguale a pontuação, evitando que o rival direto na briga pelo título dispare.
O resultado, portanto, influencia diretamente na briga pelo título e pode encaminhar a taça para um dos lados. Por isso, Flamengo x Palmeiras é tido como uma decisão antecipada do Brasileirão.
A nota do Flamengo sobre os testes surpresa da ABCD
Na nota oficial, o Flamengo afirmou que a visita "desorganizou a rotina programada e expôs indevidamente a privacidade do grupo", e que "Dos nove representantes da ABCD presentes, três assistiram integralmente às movimentações táticas da equipe antes de um compromisso decisivo no fim de semana".
O Flamengo reclama ainda que a atitude da ABCD interrompeu o aquecimento, impedindo exercícios de ativação e retardando a programação. Os testes antidoping para a Conmebol foram relembrados, e o clube não escondeu a insatisfação com a medida da ABCD às vésperas de Flamengo x Palmeiras.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsApp, Bluesky, Threads, Twitter (X), Instagram e Facebook.














