Basquete do Corinthians será descontinuado em 2026

Atualizado: 25/11/2025, 20:22
Jogadores do Corinthians em ação pela Liga Sul-americana de Basquete

O presidente do Corinthians, Osmar Stabile, decidiu acabar com os times de basquete do clube no ano que vem. De acordo com o podcast Café Belgrado, todas as categorias de idade e gênero da modalidade serão descontinuadas para corte de custos.

Corinthians se safa no STJD com absolvição de Dorival e +2

A decisão era debatida desde o início do mês, quando Stabile falou sobre a possibilidade de encerrar modalidades durante a reunião do Conselho de Orientação do Corinthians. O presidente chegou a considerar acabar com o futsal, mas reavaliou a possibilidade. 

7KBet
7KBet
4/5
proQuase 2000 jogos de 6 provedoras diferentes

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Modalidade trazia bons resultados

A notícia da descontinuação do basquete no Corinthians surgiu como uma bomba. Afinal, o Timão vive boa fase tanto no masculino quanto no feminino. As meninas estão na final do Campeonato Paulista, após superar o Santo André, enquanto os rapazes venceram os últimos seis jogos do NBB e são fortes candidatos a conseguir uma vaga nos playoffs. 

Timão é um dos clubes mais tradicionais do basquete brasileiro

Mesmo que as duas equipes consigam resultados relevantes nessa temporada, a decisão da diretoria corintiana já parece tomada. Com o encerramento da modalidade, o basquete brasileiro perde uma das equipes mais tradicionais do esporte nacional.

O Corinthians foi peça primordial da era de ouro do basquete no Brasil. Com jogadores como Wlamir Marques, Ubiratan e Rosa Branca, o Timão tinha uma das equipes mais dominantes do país e colaborou, assim, para o bicampeonato mundial da Seleção Brasileira, nos anos 50 e 60.

Duas décadas depois, Gerson Victalino, recordista de jogos pela Seleção Brasileira, o americano Rocky Smith e o argentino Esteban Camisassa lideraram o time bicampeão paulista, com um dos elencos mais fortes da década. Nos anos 90, o Corinthians conquistaria o seu quarto e último título nacional, sob a batuta de Oscar Schmidt.