Bap faz forte discurso sobre a possibilidade de SAF no Flamengo

Atualizado: 17/09/2024, 14:34
bap-no-conselho-deliberativo-do-flamengo

Candidato à presidência do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, mais conhecido como Bap, cedeu entrevista ao jornal Lance e foi franco sobre a possibilidade do Rubro-Negro se tornar SAF no futuro. O concorrente de Rodrigo Dunshee deixou claro que se vencer as eleições de dezembro, o Mais Querido passará longe deste modelo empresarial.

“Jamais. Eu entendo que o Flamengo tem todas as condições para ser independente e não precisar virar uma SAF. É importante que a gente contextualize que a SAF no Brasil tem acontecido por duas razões fundamentais. A primeira, para clubes que estão numa situação financeira falimentar. A outra é de você ter clubes que não são necessariamente de massa”, iniciou Bap.

SAF, passado, presente e futuro | Coluna da Marion Kaplan

Em seguida, Luiz Eduardo Baptista concluiu seu raciocínio e voltou a cravar que a SAF não é uma primordialidade para o Mengão: “Eu acho que o Flamengo não se aplica nem ao primeiro caso nem ao segundo. Entendo que para o caso do Flamengo, hoje, a SAF não é uma necessidade, nem consta dos meus planos, caso eu seja eleito presidente”, finalizou.

Vale registrar que o Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou nesta quarta-feira (11) por ampla maioria – 272 votos a 2 – a proposta de emenda ao estatuto que torna mais difícil a transformação do futebol do clube em SAF. A emenda transfere do Conselho Deliberativo para a Assembleia Geral, conjunto de sócios do clube com direito a voto, a decisão final sobre eventual criação da SAF.

Rodolfo Landim não vê problemas em SAF no Flamengo, mas faz ressalvas

Em marcante entrevista para TV Brasil em 2023, o atual presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, opinou que um modelo em que o clube continue sendo majoritário no futebol seria bem-vindo: “Desde que o Flamengo continue tendo o controle de seu próprio futebol, não vejo problema. Você pode fazer uma sociedade, deixando que tenha investidores que coloquem recursos no futebol”, pontuou.

No futebol brasileiro, clubes como Botafogo, Vasco e Cruzeiro já adotaram a SAF. Essas equipes estavam com dificuldades financeira, diferente do Flamengo.


Yago Martins
Autor
Jornalista formado pela Unisuam, 27 anos, natural do Rio de Janeiro. Atua na comunicação desde 2018, com passagens por rádio, TV e portais esportivos. Apaixonado por esporte e jornalismo.