Bap é denunciado ao STJD por declarações sobre jornalista da Globo

Atualizado: 26/12/2025, 20:00
Bap olha para a esquerda em reunião na sua sala na Gávea; presidente lidera Flamengo no debate da Libra

O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap), foi denunciado à Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por declarações consideradas machistas, sexistas e discriminatórias direcionadas à jornalista Renata Mendonça, do Grupo Globo. A representação pede a abertura de um procedimento disciplinar e a aplicação de sanções cabíveis contra o dirigente.

Leila Pereira detona Bap após fala sobre jornalista da Globo

O episódio que motivou a denúncia ocorreu no último dia 23 de dezembro, durante um evento voltado para a apresentação dos resultados financeiros do clube na temporada de 2025. Na ocasião, ao comentar sobre críticas recebidas pela gestão e a relação com a imprensa, Bap se referiu à profissional como "nariguda da Globo". 

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Detalhes da denúncia contra Bap no STJD

A ação foi movida pela União Brasileira de Mulheres (UBM) e é assinada pelos advogados Carlos Nicodemos e Maria Fernanda Fernandes Cunha. O documento sustenta que a fala de Bap teve ampla repercussão pública e fere princípios constitucionais, além de violar tratados internacionais de proteção aos direitos das mulheres.

Juridicamente, a denúncia se baseia no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito.

Para a entidade que formalizou a queixa, o caso ultrapassa a esfera de uma simples opinião. A presidenta da UBM, Vanja Andréa Reis dos Santos, declarou ao "Globo" que "punir o machismo é um ato de justiça em um momento em que a naturalização das violências contra as mulheres tem escalonado a violência de gênero no Brasil".

Agora, caberá à Procuradoria do STJD analisar o caso para decidir se oferecerá a denúncia formalmente, o que pode levar Bap a julgamento no tribunal desportivo nos próximos dias.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.