Atlético-MG consegue efeito suspensivo e terá Dudu contra Flamengo

Atualizado: 31/07/2025, 19:37

Uma reviravolta de última hora mudou o cenário para o confronto entre Flamengo e Atlético-MG pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O clube mineiro conseguiu um efeito suspensivo junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para o atacante Dudu, que agora está liberado para a partida desta quinta-feira (31), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.

Noite de Copa do Brasil: Flamengo busca manter freguesia do Atlético-MG

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

A decisão veio após uma sessão no Pleno do STJD. Dudu, acompanhado pelo executivo de futebol do clube, Paulo Bracks, esteve presente no tribunal para o julgamento do recurso contra sua punição. No entanto, o julgamento acabou adiado devido a um imprevisto com uma das auditoras do caso.

"Considerada a imprevisibilidade da auditora relatora de ler o seu voto, fizemos (...) o entendimento para suspender o julgamento e incluir o julgamento o mais breve possível, talvez na próxima semana", declarou o presidente do Pleno, Luís Otávio Veríssimo.

Diante do adiamento, a defesa do Atlético-MG agiu rapidamente e protocolou um novo pedido de efeito suspensivo. Os advogados do clube mineiro argumentaram que "o atleta e o Galo não podem suportar o ônus gerado pelo próprio STJD", uma tese que foi acolhida pelo tribunal, liberando o jogador para a partida.

Punição de Dudu

Dudu havia sido penalizado pela 5ª Comissão Disciplinar do STJD com uma suspensão de seis jogos e uma multa de R$ 90 mil. A punição foi motivada por postagens em uma rede social em janeiro, consideradas ofensivas à presidente do Palmeiras, Leila Pereira. O atacante já havia cumprido duas partidas da pena, contra Palmeiras e o próprio Flamengo, ambas pelo Campeonato Brasileiro.

A defesa do jogador argumentou que o caso ocorreu quando o atacante ainda tinha vínculo com o Cruzeiro, e que o Atlético estaria sendo punido de forma indevida. Além disso, os advogados defenderam a falta de "proporcionalidade" na decisão inicial.

Segundo a "Itatiaia", a suspensão vale apenas para os jogos da Copa do Brasil. Com isso, Dudu poderá jogar a partida da volta, na próxima semana, na Arena MRV.

 


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.