Até ela? Renata Ruel vê equívoco da arbitragem em Juventude x Flamengo

Atualizado: 14/09/2025, 22:25
Raphael Claus  aponta para a marca do pênalti em partida das Eliminatórias

O Flamengo venceu o Juventude pelo placar de 2 a 0, neste domingo (14), mas um lance não deixou de gerar polêmica no Alfredo Jaconi. Após entrada forte sobre Samuel Lino, o atacante Gabriel Taliari foi punido apenas com o cartão amarelo e revoltou a Nação. E até a comentarista Renata Ruel concordou.

➕ 'Jogo mais importante do ano': Filipe Luís projeta decisão contra Estudiantes

O lance aconteceu durante o segundo tempo da partida. Em jogada pela esquerda, Samuel Lino tinha o controle da bola quando sofreu uma voadora de Gabriel Taliari. O atacante do Juventude ainda fechou as pernas ao fim do movimento, finalizando com uma tesoura sobre o jogador do Flamengo.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Samuel Lino, obviamente, caiu no gramado e sentiu muitas dores. Apesar da força do lance, o VAR não recomendou a revisão ao árbitro Raphael Claus, que deu apenas cartão amarelo. Para Renata Ruel, comentarista de arbitragem da "ESPN", o lance era para expulsão direta.

"O Gabriel vem praticamente em uma voadora e termina em uma voadora. Atinge o Samuel Lino com força alta, intensidade alta e velocidade alta. Pela regra do jogo, assume o risco de lesionar o adversário, o que caracteriza jogo brusco grave. Deveria ser expulso", destacou Renata Ruel.

Em seguida, a comentarista criticou também a atuação do VAR, que deveria ter recomendado a revisão junto ao árbitro da partida. No entanto, o árbitro de vídeo se omitiu e não protegeu o jogador do Flamengo — que poderia se lesionar de maneira séria no lance.

"A arbitragem de campo ficou no cartão amarelo, e o VAR não sugeriu revisão. Para mim, de forma equivocada. O jogador deveria ter sido expulso, pelas imagens que temos, por essa entrada", finalizou Renata Ruel.

Apesar do erro da arbitragem, o Flamengo foi superior ao Juventude durante todo o jogo e venceu com tranquilidade. Arrascaeta abriu o placar no primeiro tempo, em lance de cabeça, e Emerson Royal completou aos 41 minutos da etapa final — também pelo alto.

Agora, o Flamengo vira a chave para a Libertadores. Nesta quinta-feira, o Rubro-Negro começa a decidir uma vaga na semifinal da competição continental contra o Estudiantes, com a primeira partida no Maracanã. A bola rola a partir de 21h30 (horário de Brasília).

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsappBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.

Rivalo
Rivalo
4/5
proVariedade esportiva

0105/2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.