Arrascaeta em mata-mata: estatísticas do uruguaio na Libertadores

Atualizado: 18/09/2025, 23:09
Arrascaeta bota o dedo na boca em comemoração de gol sobre o Juventude

Com o Flamengo prestes a entrar em campo para começar a decidir uma vaga nas semifinais da Libertadores, o meia Arrascaeta é uma das principais armas de Filipe Luís E não só pela habilidade absurda nos gramados, mas também pela experiência que acumula em torneios — incluindo o mata-mata.

➕ Arrascaeta diz o que quebras de tabu significam para o Flamengo

Afinal de contas, dos 90 jogos que já fez na Libertadores, Arrascaeta encarou uma partida eliminatória em 40 deles. E isso se estende ao longo de toda a carreira, já que o uruguaio conseguiu o feito por três equipe diferentes: Defensor, Cruzeiro e Flamengo.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Nesse recorte de 40 jogos em mata-matas da Libertadores, o uruguaio acumula retrospecto absolutamente positivo. São 26 vitórias, seis empates e oito derrotas, com seis gols marcados e 11 assistências. Ou seja, 17 participações diretas em gol, no geral.

Raio-x de Arrascaeta no mata-mata da Libertadores

Ao longo desse tempo, Arrascaeta já encarou 24 confrontos em mata-mata. O número de jogos é de 40 porque, naturalmente, o uruguaio não pôde jogar absolutamente todos. Mesmo assim, o aproveitamento é muito bom: considerando que disputou três finais, foram apenas cinco ausências.

No total, Arrascaeta levou a melhor em 17 dessas eliminatórias. Tirou do caminho The Strongest e Atlético Nacional, pelo Defensor; São Paulo e Flamengo, pelo Cruzeiro; Emelec, Internacional (duas vezes), Grêmio, River Plate, Defensa y Justicia, Olimpia, Barcelona, Tolima, Corinthians, Vélez Sarsfield, Athletico-PR e Bolívar, pelo Flamengo.

Curiosamente, na vez em que eliminou o Flamengo da Libertadores, em 2018, Arrascaeta marcou até um dos gols da classificação do Cruzeiro. Foi seu último ano pela equipe de Minas Gerais — e também o último que terminou sem um título da competição continental no currículo, já que venceria no ano seguinte.

Por outro lado, o camisa 10 da equipe rubro-negra acabou eliminado da Libertadores em outras sete ocasiões. Os adversários foram Nacional, pelo Defensor; River Plate e Boca Juniors, pelo Cruzeiro; Racing, Palmeiras, Olimpia e Peñarol, com a camisa do Flamengo.

Nesta quinta-feira, Arrascaeta será novamente um trunfo do Flamengo no mata-mata da Libertadores. Dessa vez, o uruguaio tenta levar o Rubro-Negro à semifinal pela primeira vez desde 2022, quando acabou campeão. O jogo de ida contra o Estudiantes está marcado para começar às 21h30 (horário de Brasília).

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsappBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.

Rivalo
Rivalo
4/5
proVariedade esportiva

0105/2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.