Arrascaeta e Varela podem ajudar Brasil se garantir na Copa do Mundo; entenda

Atualizado: 06/06/2025, 23:23

A Seleção Brasileira entra em campo na próxima terça-feira (10), buscando carimbar sua vaga na Copa do Mundo de 2026. Mas, além de fazer a sua parte contra o Paraguai, o Brasil tem um olho em Montevidéu, onde dois atletas do Flamengo podem dar uma ajuda valiosa: Arrascaeta e Varela, peças importantes da Seleção Uruguaia.

Torcedores apontam Paquetá como peça que falta na Seleção Brasileira de Ancelotti; veja reações

O cenário para a classificação antecipada é claro: o Brasil precisa vencer o Paraguai em São Paulo e torcer por uma derrota da Venezuela para o Uruguai no Centenário. Atualmente na quarta colocação com 22 pontos, o Brasil alcançaria 25 pontos com uma vitória, enquanto a Venezuela estacionaria nos 18.

Essa combinação abriria uma vantagem de sete pontos sobre o sétimo colocado, garantindo a tranquilidade da vaga sem precisar esperar os dois jogos da próxima Data Fifa, que encerram as Eliminatórias.

E é aí que Arrascaeta e Varela entram em cena. Como titulares ou importantes jogadores que saem do banco, a experiência e a qualidade da dupla do Flamengo podem ser cruciais para o Uruguai superar a Venezuela. 

Um empate em Montevidéu, mesmo com uma vitória brasileira, deixaria a classificação no quase, mas ainda não matematicamente selada. A Venezuela poderia igualar os 25 pontos, mas teria que tirar uma diferença de gols considerável, o que torna esse cenário menos provável.

Uruguai não vence há 4 jogos; Venezuela tem 2 vitórias seguidas

O jogo entre Uruguai e Venezuela começa às 20h, uma hora e quarenta e cinco minutos antes da bola rolar para Brasil e Paraguai, às 21h45, horário em que o primeiro duelo estará nos minutos finais.

Os uruguaios, que ocupam a quinta posição com 21 pontos, não vencem há quatro jogos, tendo perdido por 2 a 0 para o Paraguai na última quinta-feira (5). Já a Venezuela vem de duas vitórias seguidas, tendo batido a Bolívia nesta sexta-feira (6) por 2 a 0.

Já a Seleção Brasileira recebe o Paraguai, terceiro colocado com 24 pontos, na Neo Química Arena, às 21h45 (de Brasília).


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.