Arena do Grêmio: entorno receberá importante obra

O Grêmio acompanha de perto um projeto que promete melhorar o deslocamento dos torcedores na Arena. A proposta prevê uma nova alça de saída ligando a Avenida Gilberto Lehnen diretamente à BR-290. O objetivo é reduzir os congestionamentos que costumam ocorrer em dias de jogos, atendendo uma demanda antiga causada pelo grande fluxo nos arredores do estádio.
➕ Grêmio dá início à transição entre gestões; veja objetivos principais
A empresa STE é responsável pela elaboração técnica do projeto, que será doado ao município. A execução ficará a cargo da Prefeitura de Porto Alegre, com financiamento de recursos destinados pela deputada Any Ortiz, que encaminhou cerca de R$ 3,5 milhões. A prefeitura também contribuirá com uma contrapartida para complementar o valor necessário.

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
"Tem uma vala de macrodrenagem sendo ampliada", explicou a engenheira Zélia Silveira d’Azevedo ao comentar para o 'ge' o principal desafio. Por isso, será necessário construir um pequeno viaduto para cruzar essa estrutura identificada pelo Dmae. A nova alça deve ter aproximadamente 800 metros, com pista simples e sentido único. A STE aguarda informações finais para definir o dimensionamento correto da obra.
Projeto já estava sendo estudado com antiga gestão do Grêmio
Segundo o vice-presidente José Carlos Duarte, as discussões começaram ainda na gestão Romildo Bolzan, mas na época a ANTT não autorizou a intervenção. "A Freeway não permitia essa interseção. O pessoal da STE fez um estudo baseado na limitação do bairro Humaitá, que está embretado junto à rede do Trensurb e da Freeway e não tinha saída. Com a enchente, isso ficou mais do que comprovado", afirmou José.
O secretário Juliano Franczak, o 'Gaúcho da Geral', reforça a importância do projeto para situações de emergência: "Nas enchentes, o último lugar a encher foi a região da Arena, e muitos moradores ficaram sem saída. A alça será uma ferramenta de evacuação", finalizou.
Nos bastidores, a diretoria do Grêmio acredita que a obra será concluída em 2027. No entanto, as mudanças precisam receber o aval do DNIT, da CCR Via Sul (concessionária da Freeway) e do Dmae, para serem inicadas.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Whatsapp, Bluesky, Threads, Twitter (X), Instagram e Facebook.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.











