Arbitragem condiciona Flamengo x Estudiantes e deixa internet perplexa

Atualizado: 19/09/2025, 17:32
Plata é empurrado por jogadores do Estudiantes durante confusão formada no meio do campo

O Flamengo abriu sua participação nas quartas de final da Libertadores com vitória, nesta quinta-feira (18), mas a inacreditável arbitragem comandada pelo colombiano Andrés Rojas chamou atenção. Com uma quantidade absurda de erros, o juiz interferiu diretamente no resultado e irritou muito os atletas em campo.

➕ Pedro marca na Libertadores e supera Paquetá com gol mais rápido da história do Flamengo

A atuação do árbitro, obviamente, gerou revolta na internet. Torcedores reclamaram muito de um pênalti não dado em Samuel Lino, além de cartões invertidos que irritavam os jogadores. Plata, por exemplo, recebeu dois — sendo o segundo, completamente absurdo. Acabou expulso, e o Flamengo levou o gol.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Cartão para Saúl gera revolta

Um dos lances que geraram controvérsia envolveu um carrinho dado pelo meia Saúl Ñíguez, que nem acertou o jogador do Estudiantes. Mesmo assim, Andrés Rojas optou por dar o cartão amarelo ao jogador do Flamengo — ainda que outros lances do tipo tenham recebido menos rigor.

Foi justamente esse tipo de lance que começou a bagunçar o jogo, deixando os jogadores do Flamengo irritados. Afinal de contas, não foram raros os casos em que Andrés inverteu faltas ou deu cartões desnecessários.

Pênalti não marcado em Samuel Lino

E não parou por aí. Ainda nos acréscimos do primeiro tempo, Samuel Lino invadia a área quando foi tocado por trás e trançou as pernas. Mesmo em lance claro, Andrés Rojas não deu nada e, mais inacreditavelmente ainda, não foi chamado pelo árbitro de vídeo para revisar o lance.

A torcida, inclusive, passou a levantar vários vídeos em que o protocolo é bem diferente. Em muitos lances do tipo, a marcação normalmente é a falta. Como o jogador está dentro da área adversária, pênalti.

Expulsão de Plata e irritação geral

O lance mais inacreditável, após um jogo cheio de erros que enervaram os jogadores, veio no final. Primeiro, Plata foi punido com um cartão amarelo discutível, ainda que determinados critérios possam entendê-lo. No entanto, nada havia preparado a torcida para o que aconteceria a seguir.

Plata disputou a bola no ataque, levou a melhor sobre a defesa do Estudiantes e recebeu um chute no pé. No entanto, o adversário caiu no chão e enganou o árbitro, que deu o segundo amarelo e expulsou o atacante do Flamengo. A partir daí, o Rubro-Negro perdeu a cabeça de vez.

Poucos minutos depois, Bruno Henrique — que acabara de entrar — também foi punido com o cartão amarelo, obviamente revoltado com o árbitro. Com tanta confusão, o Flamengo visivelmente perdeu em concentração e levou um gol. Agora, leva a vantagem do 2 a 1 para decidir a vaga na Argentina.

Com a vantagem de ter vencido por 2 a 1, o Flamengo decide a vaga na semifinal da Libertadores na próxima quinta-feira, na Argentina. Novamente às 21h30 (horário de Brasília), o Rubro-Negro entra em campo podendo empatar para voltar à penúltima fase do torneio, algo que não acontece desde 2022.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsappBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.

Rivalo
Rivalo
4/5
proVariedade esportiva

0105/2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.