Após CEO, Joinville contrata técnico campeão pelo Flamengo

Atualizado: 08/07/2024, 17:19
joinville contrata ex-flamengo

Sem clube desde 2021, quando deixou o CSA, o técnico Ney Franco, campeão da Copa do Brasil de 2006 e do Carioca de 2007 pelo Flamengo, acertou sua ida para o Joinville. O acordo foi anunciado na última quinta-feira (4). Ney irá reeditar a parceria com Felipe Ximenes, ambos trabalharam juntos na Gávea em 2014. Ximenes era diretor-executivo do Mengão na ocasião, agora será CEO do clube catarinense.

O Joinville não disputa a Série A do Brasileirão desde 2015, mas em 2025 está classificado para a Série D nacional. Na atual temporada, o clube só terá a Copa Santa Catarina. No estadual local, o JEC está na elite. Além de ter dois títulos pelo Flamengo, Ney Franco levantou a Copa Sul-Americana de 2012 treinando o São Paulo de Rogério Ceni.

ney franco ex-flamengo
Foto: Divulgação / Joinville

Joinville contrata ex-Flamengo para cargo de CEO

Nos últimos jogos entre Flamengo e Joinville, o Mengão venceu no primeiro turno da Série A em 2015 por 1 a 0, fora de casa. O gol rubro-negro foi marcado por Emerson Sheik. Já no returno, o Mais Querido derrotou o rival por dois de diferença: 2 a 0. Gols de Gabriel e de Ayrton, de falta.

Ney Franco teve duas passagens pelo Flamengo

O primeiro momento de Ney Franco trabalhando no Flamengo aconteceu em 2006. Na ocasião, o Rubro-Negro, por intermédio do vice Kleber Leite, optou em demitir Waldemar Lemos após o próprio Waldemar eliminar o Ipatinga de Ney na semifinal da Copa do Brasil. A atitude surpreendeu a imprensa e funcionários do Flamengo.

Todavia, deu certo, já que o Mengão com Ney Franco enfrentou o Vasco na final e foi campeão da competição. Na temporada seguinte, Ney conduziu o Rubro-Negro para a conquista do Carioca, título que não vinha desde 2004. Entretanto, no Brasileirão, o desempenho inicial foi sofrível e não demorou para a demissão acontecer.

Já na temporada de 2014, o Flamengo decidiu não dar continuidade ao trabalho de Jayme de Almeida e contratou Ney Franco para tentar tirar o time do buraco no Brasileiro. Mas a estratégia não deu certo e o Mengão afundou na lanterna do torneio. O Fla só se salvou com Vanderlei Luxemburgo, contratado para o lugar de Ney em julho de 2014.


Yago Martins
Autor
Jornalista formado pela Unisuam, 27 anos, natural do Rio de Janeiro. Atua na comunicação desde 2018, com passagens por rádio, TV e portais esportivos. Apaixonado por esporte e jornalismo.