Apesar das adversidades, Flamengo sobrevive ao desafiador mês de agosto

Atualizado: 01/09/2024, 13:17
Elenco do Flamengo abraça Luiz Araújo em gol

O mês de agosto foi o mais desafiador para o Flamengo em 2024. A sequência de jogos grandes e complicados, somada à quantidade exorbitante de lesões, tornaram o oitavo mês do ano uma verdadeira prova para Tite e seu elenco. E, mesmo não tendo o melhor dos desempenhos, o Mengão conseguiu se classificar nas Copas e se mantém na briga do título do Campeonato Brasileiro.

Além disso, embora tardiamente, o clube foi ao mercado e trouxe reforços de peso, dando mais fôlego ao elenco. As chegadas de Michael, Alex Sandro, Alcaraz e Plata permitem que Tite tenha peças de reposição para as perdas em agosto. Por conta das lesões de Everton Cebolinha e Viña, que só voltam em 2025, o Fla precisou trazer peças de reposição, contratando Michael e Alex Sandro.

Nova contratação do Flamengo repercute internacionalmente

Infelizmente, o Robozinho, que estreou com gol na vitória contra o Bragantino, por 2 a 1, acabou se lesionando na sua segunda partida após retornar. Na primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Bahia, o Mengão venceu por 1 a 0, com gol de Bruno Henrique. No entanto, Michael se lesionou após substituir De La Cruz, que teve o mesmo problema na coxa direita.

Veja o desempenho do Flamengo em cada competição em agosto

Brasileirão

michael vibra ao lado de bruno henrique gol do flamengo
Foto: Divulgação / Flamengo

O Flamengo iniciou o mês de agosto na liderança do Campeonato Brasileiro. Mas na primeira partida do oitavo mês do ano, deixou a ponta da tabela. Em jogo no MorumBIS, o Mengão foi superado por 1 a 0. Tite levou um time alternativo para a partida, pois enfrentaria o Palmeiras, pela Copa do Brasil, no jogo subsequente.

Depois do confronto da Copa do Brasil, Flamengo e Palmeiras se encontraram no Maracanã, pelo Brasileirão. O empate por 1 a 1 deixou um gosto amargo para a Nação Rubro-Negra. O time paulista empatou nos minutos finais, evidenciando o grande problema defensivo do time de Tite: a bola aérea. Além disso, Everton Cebolinha e Viña se lesionaram gravemente, os tirando da temporada.

A partida contra o Botafogo ligou o sinal de alerta máximo no clube. Os 4 a 1 sofridos no Engenhão, além de perder Arrascaeta logo no início da partida, com lesão muscular, atestaram que o time estava no seu limite físico, que impactava diretamente na queda de desempenho da equipe. Além disso, Tite não fez as melhores escolhas e se esquivou de alguns questionamentos sobre o rendimento do time.

Contra o Bragantino, no último domingo (25), o time voltou a vencer na competição, após três partidas. O impacto da contratação de Michael foi imediato, com o Camisa 30 abrindo o placar para a vitória por 2 a 1. O desgaste físico por conta da altitude enfrentada em La Paz, pela Libertadores, impactou diretamente no elenco. Principalmente em Tite, que precisou ser hospitalizado e não comandou a equipe.

Copa do Brasil

Bruno Henrique comemora o gol na partida entre Bahia e Flamengo pela Copa do Brasil
Foto: Divulgação/CR Flamengo

O tetracampeão da Copa do Brasil entrou no mês de agosto tendo feito, talvez, a sua melhor exibição em 2024. Após ótima exibição contra o Palmeiras, em 31 de julho, vencendo por 2 a 0 no Maracanã, o Flamengo foi a São Paulo pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Apesar de perder por 1 a 0, o time se classificou para as quartas de final.

No sorteio das quartas, o Bahia caiu no caminho do Flamengo. O tricolor baiano, comandado por Rogério Ceni, foi um adversário difícil na primeira partida, em Salvador. No entanto, a defesa do Mengão, tão criticada em agosto, foi responsável direta para a vitória, com boa atuação de Matheus Cunha e todo o sistema defensivo.

No ataque, embora não tenha criado muitas chances, a aura decisiva de Bruno Henrique colocou o Flamengo em vantagem, por 1 a 0, para o jogo de volta, no Maracanã, no dia 4 de setembro. Mas as notícias não foram todas boas. De La Cruz e Michael tiveram lesões musculares e desfalcam o time para as próximas partidas. O atacante tem prazo de recuperação de dois meses.

Libertadores

Rossi se esforça, mas não evita o gol do Bolívar. Goleiro foi o herói da classificação do Flamengo.
Foto: Aizar Raldes / AFP via Getty Images

O tricampeão da Liberta já sabia do desafio de encarar o Bolívar, pelas oitavas de final da principal competição do continente. Com um show da torcida no Maracanã, o Flamengo venceu o time boliviano por 2 a 0, no dia 15 de agosto, abrindo boa vantagem para o jogo da volta, na altitude de mais de 3600 metros de La Paz.

A primeira partida gerou uma montanha-russa de emoções na Maior Torcida do Mundo. Com grande atuação de Luiz Araújo, o melhor jogador do time no mês, o Mengão abriu o placar com o Camisa 7, em bela jogada coletiva. No entanto, ainda no primeiro tempo, perdeu seu artilheiro. Pedro sofreu lesão muscular na coxa esquerda após uma arrancada e precisou ser substituído.

Gabigol entrou no lugar do Camisa 9 e a partida foi ganhando tons dramáticos até o apito final. O Flamengo foi dono da partida, mas o Bolívar deu algumas espetadas. Numa delas, uma bola no travessão deixou aflitos os mais de 65 mil torcedores presentes. Mas, nos minutos finais, Léo Pereira cabeceou e ampliou a vantagem, fundamental para o jogo da volta.

Além da lesão de Pedro, Gabi também sentiu o músculo posterior da coxa direita e acabou deixando o Flamengo com dez em campo.

Em La Paz, os desfalques por lesões, o desgaste da sequência e o impacto da altitude, somados à pressão do Bolívar em reverter o resultado, fizeram o goleiro Rossi ter sua melhor atuação pelo Flamengo. O goleiro foi fundamental para a classificação rubro-negra. Apesar da derrota por 1 a 0, o arqueiro fez grandes defesas e o Mengão passou para as quartas. Peñarol será o próximo adversário.

Jogos em Setembro

Rubro-Negro terá sete jogos no nono mês do ano, distribuídos entre Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Time terá 10 dias de pausa, após jogo contra o Corinthians, por conta Data Fifa. Confira datas e adversários:

  • 01/09: Corinthians (F) -Brasileirão
  • 12/09: Bahia (C) – Copa do Brasil
  • 15/09: Vasco (C) – Brasileirão
  • 19/09: Peñarol (C) – Libertadores
  • 22/09: Grêmio (F) – Brasileirão
  • 26/09: Peñarol (F) – Libertadores
  • 29/09: Athletico-PR (C) – Brasileirão

James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.