Antigo alvo do Flamengo, Wendel entra na lista de transferências do Zenit

Atualizado: 10/07/2025, 20:32

O nome de Wendel, volante que por diversas vezes esteve na mira do Flamengo, volta a agitar o mercado. O Zenit-RUS, colocou o jogador brasileiro à venda e busca uma negociação vantajosa, pouco tempo depois de tentar, sem sucesso, envolvê-lo na transação que levou Gerson do Rubro-Negro para São Petersburgo.

Zenit busca lateral do Palmeiras e joga a toalha por Wesley

De acordo com o portal russo "Vedomosti", durante as negociações por Gerson, o Zenit propôs incluir Wendel no acordo para abater parte do valor de 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões) pagos pelo "Coringa". A diretoria do Flamengo, no entanto, rechaçou a possibilidade e exigiu o pagamento integral em dinheiro, concretizando a venda nos moldes desejados.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Agora, com Gerson já fechado com o clube russo, o Zenit definiu um novo valor para negociar Wendel: 30 milhões de euros (aproximadamente R$ 194 milhões). A pedida é significativamente maior do que os 20 milhões de euros que haviam sido acordados com o Botafogo no início do ano. O negócio acabou cancelado pelo clube de General Severiano em maio, devido a complicações relacionadas às sanções impostas aos proprietários do clube russo.

O destino do jogador, no entanto, é incerto, com múltiplos interessados. O diretor-geral do Zenit, Alexander Medvedev, confirmou o interesse de quatro clubes no meio-campista. Clubes do Oriente Médio são apontados como fortes candidatos, com destaque para o Al-Sadd, do Catar, mesmo time que recentemente contratou Claudinho, que jogava no Zenit e também negociou com o Flamengo. Além disso, a mídia turca noticia um possível interesse do Fenerbahçe.

Wendel foi destaque do Zenit na temproada

Apesar da novela sobre sua saída, o desempenho de Wendel em campo justifica o interesse. Na última temporada do Campeonato Russo, ele foi um dos principais assistentes da liga, com 10 assistências e um gol marcado em 22 jogos.

Atualmente, a situação do jogador de 27 anos é de indefinição. Ele se recupera de uma lesão sofrida no final da temporada e ainda não se reapresentou para a pré-temporada do Zenit, o que alimenta ainda mais as especulações sobre sua saída. Não é a primeira vez que o atleta atrasa seu retorno das férias no Brasil, e a busca por um novo clube é apontada como o principal motivo da demora desta vez.

Wendel e Claudinho protagonizaram duas novelas entre Zenit e Flamengo em temporadas passadas, com o Rubro-Negro se acertando com os atletas, mas o clube russo fez jogo duro para uma liberação.


Compartilhe
James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.