André Kfouri desvenda estratégia ideal de Filipe Luís para o Flamengo

Atualizado: 30/04/2025, 13:54

Diante o sucesso e nível de futebol que o Flamengo de Filipe Luís apresenta, é difícil lembrar que o comandante rubro-negro ainda está no início de sua trajetória na profissão.

➕ Diego Ribas revela o diferencial de Filipe Luís no Flamengo

Com ideias modernas e um estilo de jogo bem definido no Flamengo, segundo o jornalista André Kfouri, no entanto, Filipe Luís ainda está montando uma maneira de jogar sólida, em cima de um plano para essa equipe.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

De acordo com Kfouri, a ideia de Filipe Luís é que o Fla em todos os jogos, mantenha a consistência e um nível de atuação semelhante ao que apresentou diante o Corinthians, em goleada aplicada por 4 a 0 no Brasileirão.

O comentarista aponta que tal modo de jogar se baseia em ser protagonista com a bola, se enxergar superior e dominar o jogo não importa o adversário, ou se está dentro ou fora de casa.

"Tem uma coisa muito interessante no Flamengo que o Filipe Luís tá montando, que é uma equipe que, primordialmente, deseja ser protagonista com a bola, porque se enxerga tecnicamente superior e capaz de fazer o que fez com o Corinthians, com qualquer equipe, dentro ou fora de casa", disse André Kfouri.

Segundo o jornalista, as coisas estão no início e tem tudo para melhorar "muito", destacando a visão do jogo que Filipe Luís tem e da qual foi formado para enxergar.

"É claro que as coisas ainda estão no início, e ainda devem melhorar muito, principalmente na cabeça de um treinador perfeccionista como ele, porque a formação que ele teve é a formação de quem não enxerga o futebol sem o comportamento, sem a bola, com muita fome, como o Flamengo tem mostrado na maioria dos jogos", declarou.

Flamengo não atingiu seu potencial máximo com Filipe Luís

Usando como exemplo de que o Flamengo de Filipe Luís ainda não atingiu esse potencial máximo em cima do plano de jogo do seu treinador, André Kfouri relembrou a derrota para o Central Córdoba, na Libertadores.

Kfouri analisa que apesar das diversas boas atuações em 2025, principalmente na Libertadores, o Fla não teve exibições "compatíveis" com seu potencial técnico.

Apesar disso, ressalta como contra o Corinthians esse potencial foi demonstrado, e que isso deve passar a ser aplicado a todos os jogos daqui em diante.

"Não demonstrou esse tipo de comportamento contra o Central Córdoba, é claro que não. E não necessariamente, até agora, principalmente na Libertadores, fez partidas compatíveis com o seu potencial técnico, mas o time do Flamengo, que a gente viu contra o Corinthians é uma ideia do que o Filipe Luís gostaria de fazer contra todos os adversários, ou seja, um time que, quando perde a bola, recupera muito rapidamente, e com a bola sabe ser protagonista porque sabe ser perigoso", analisou André.

O Flamengo volta a campo nesta quinta-feira (1⁠º), estreando na Copa do Brasil contra o Botafogo-PB, em jogo de ida da terceira fase. Diante o calendário muito desgastante, Filipe Luís deve mandar a campo uma equipe alternativa.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.