Andrade avalia trabalho de Filipe Luís no Flamengo e recorda goleada sobre Botafogo em 1985

Atualizado: 15/10/2025, 15:22
Montagem com foto principal sendo Andrade, em 2009, como técnico do Flamengo. Ao lado esquerdo de Andrade, uma foto circular de Filipe Luís, e à direita uma foto de um jornal noticiando uma goleada de 6 a 1 do Flamengo sobre o Botafogo em 1985

Com Andrade liderando o meio-campo, o Flamengo, no dia 24 de março de 1985, aplicou uma de suas maiores vitórias sobre o Botafogo. No clima do clássico desta quarta-feira (15), o histórico camisa 6 do Mengão relembrou a goleada de 6 a 1 e opinou sobre o momento de Filipe Luís no Rubro-Negro.

➕Guia de Apostas na Libertadores 2025: odds, palpites e dicas para lucrar nos jogos decisivos

Em entrevista ao MundoBola Flamengo, o ídolo do Mais Querido detalhou a virada rubro-negra no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro de 1985. Além disso, falou sobre a parceria com Adílio em campo e projetou a reta final da temporada.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

6 a 1: goleada histórica sobre o Botafogo no Maracanã

Em 1985, o Flamengo impôs uma de suas maiores goleadas sobre o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro. No início do confronto, Elói abriu o placar para o alvinegro, causando euforia entre os botafoguenses - que durou poucos minutos.

Ainda no primeiro tempo, o lateral-esquerdo Adalberto, que foi uma das principais válvulas de escape da equipe de Zagallo, marcou o gol de empate rubro-negro. No final da primeira etapa, Heyder virou para o Mengão com um chutaço de esquerda.

No segundo tempo, Adílio, Chiquinho Carlos, Adalberto (novamente) e Gilmar Popoca fizeram a alegria da Nação Rubro-Negra com os gols da goleada histórica. Mesmo após 40 anos, Andrade ainda se recorda da atuação do Flamengo na partida.

Como foi a sensação de ter goleado o rival e qual foi o diferencial em campo que levou aquela equipe do Flamengo a fazer um placar tão elástico?

"Foi um jogo em que tudo parecia ser muito difícil. Eles fizeram 1 a 0 e parecia que seria um jogo desastroso. Mas conseguimos reagir, buscando ter o controle do jogo e dificultando muitas coisas para eles. Aos poucos, a gente foi entrando no jogo e fazendo o resultado", disse Andrade.

Adalberto e Paulo Henrique foram os grandes destaques da partida devido ao volume de jogo gerado pelo lado esquerdo do campo. O gol que fechou a goleada, marcado por Gilmar Popoca, nasceu de uma bela jogada do camisa 6 diante da defesa do Botafogo.

"Esse jogo teve o Adalberto e o Paulo Henrique pelo lado esquerdo, fizeram a diferença e desequilibraram o jogo. Pressionamos, os gols foram saindo no momento certo e conseguimos fazer 6 a 1. Inclusive, o sexto eu me lembro muito bem: fiz toda a jogada, dei um drible de salão nos dois zagueiros, saí na cara do gol, virei o pé em cima da bola e o goleiro espalmou. Eu vinha na velocidade, passei da bola e o Gilmar Popoca acabou fazendo", relembrou o ídolo.

Dupla com Adílio no meio-campo rubro-negro

Autor do terceiro gol do Flamengo na goleada de 6 a 1 sobre o Botafogo, Adílio estava inspirado naquela tarde, no Maracanã. Ao lado do camisa 8, o jogo ficava mais fácil, e Andrade relembrou a parceria com o "Brown" no Mengão.

Ao rever o vídeo da partida, é possível notar sua participação ativa nas dinâmicas do Flamengo no meio-campo, sempre gerando jogo ao lado de Adílio. Como era jogar ao lado do "Brown" naquele time do Flamengo?

"O Adílio era um grande parceiro. A gente se conhecia na forma de se posicionar. A gente se concentrava junto, combinávamos algumas coisas. Ele era aquele jogador que fazia diferença com a bola, e esse jogo não foi diferente. Ele também estava iluminado. A princípio achávamos que fosse muito difícil e no final, com a nossa vontade e qualidade, acabamos fazendo um jogo fácil", afirmou o ex-jogador.

Os dois ídolos fizeram parte da geração de ouro do Flamengo na década de 1980, conquistando os principais títulos da história do clube e sendo decisivos em vitórias Brasil afora. A parceria entre Adílio e Andrade não se restringia aos gramados - era uma verdadeira irmandade.

Foto antiga de Andrade e Adílio juntos durante treinamento. Ambos fizeram parte da geração de ouro do Flamengo na década de 80, sendo grandes companheiros dentro e fora de campo
Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal Andrade

Campeonato Brasileiro de 1985: o que faltou para o Flamengo na competição?

Em 1985, o Flamengo vivia um período em que ainda sentia a ausência de Zico, que havia se transferido para a Udinese em 1983. Além da falta do Galinho, Andrade afirmou que a promoção de muitos jogadores da base acabou gerando um desequilíbrio na equipe, resultando na não classificação para as fases finais do Campeonato Brasileiro.

Naquela campeonato, o Rubro-Negro se classificou na primeira fase, mas parou na segunda. Em um grupo com Brasil de Pelotas, Ceará e Bahia, o Mengão terminou em segundo lugar e ficou de fora das semifinais.

Naquele Campeonato Brasileiro, o Flamengo não conseguiu chegar até as semifinais. O que acha que faltou para ter chegado nas fases mais avançadas do torneio?

"Aquele foi um momento de transição dentro do Flamengo. Alguns dos principais jogadores saíram, inclusive o Zico. Foi um momento difícil, ter seu melhor jogador saindo para a Itália. Surgiram muitos jogadores jovens, Adalberto, Paulo Henrique e outros nomes começaram a aparecer. Houve uma mudança muito grande naquele momento, por isso a dificuldade e o Flamengo não conseguiu chegar às finais", analisou o ex-meia.

Andrade projeta reta final de temporada do Flamengo

No atual momento do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras lidera a tabela após tropeços do Flamengo. Com isso, o Rubro-Negro está a três pontos da equipe paulista e tem duas vitórias a menos. O momento de oscilação deixa a Nação preocupada, mas Andrade pede confiança no elenco do Mengão.

Em 2025, o Flamengo apresenta um desempenho superior ao Botafogo, apesar das oscilações recentes. O que você espera do Flamengo para este clássico, considerando que a disputa pela Brasileirão está cada vez mais acirrada?

"Sempre se espera uma disputa acirrada. O Palmeiras teve o momento difícil dele, como o Flamengo está passando por um momento ruim. O próprio Cruzeiro começou mal e hoje é um time forte. O Flamengo tem uma equipe que é capaz de dar a volta nessa dificuldade e a torcida tem que acreditar que esse grupo é capaz de conquistar esse Brasileiro", declarou o ídolo.

Como técnico do Mais Querido, Andrade conquistou o campeonato de 2009 com uma campanha histórica de superação. O ex-treinador destacou um lado positivo para a disputa intensa do Brasileirão: a euforia e a felicidade ao levantar o troféu.

"Na nossa época tinha dez clubes com chance de ser campeão. Hoje não, são três times com chance. As coisas não são fáceis, mas o difícil que é bom - por isso que no final a comemoração às vezes até extrapola um pouco. Eles vão superar esse momento, como aconteceu em várias vezes, inclusive em 2009. Dessa vez não vai ser diferente", afirmou o ex-jogador.

Emerson Royal e Arrascaeta vibram com gol do Camisa 10 no Alfredo Jaconi em Juventude x Flamengo
Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

Andrade defende Filipe Luís e pede voto de confiança da torcida

Devido às oscilações no Brasileirão, Filipe Luís tem sido alvo de críticas de parte da torcida do Flamengo. Para Andrade, a oscilação faz parte do futebol e o técnico tem capacidade para seguir dando alegria à Nação Rubro-Negra.

Apesar do saldo de Filipe Luís como técnico do Flamengo ser mais positivo do que negativo, muitos torcedores questionam sua capacidade. Como você avalia o desempenho do treinador neste momento da equipe?

"É um grande treinador e já comprovou isso. É um cara que jogou lá fora, tem experiência e vai dar a volta por cima. O torcedor vê muito o resultado: se você não tem, ele põe o seu trabalho em xeque. Mas a partir do momento que o trabalho aparece, eles vão aplaudir e dar moral", disse o histórico camisa 6.

Apesar do pavio curto do torcedor, o ídolo acredita que na partida contra o Botafogo, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe do Mengão voltará a apresentar um futebol de alto nível.

"O torcedor é um cara que é apaixonado, vive de resultado e não tem a paciência para esperar. Eu acredito que nesse jogo do Botafogo, eles vão dar essa resposta que o torcedor está querendo e mostrar que tem condições de conquistar mais um Brasileiro", cravou Andrade.

FLAMENGO X SAO PAULO - BRASILEIRAO - MARACANA - 12-07-2025
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Nesta quarta-feira, o Flamengo enfrenta o Botafogo, no Engenhão, em busca da retomada da liderança do Brasileirão. Já o alvinegro, que não conseguiu repetir o sucesso da temporada anterior, briga pelo G4 da competição - atualmente composto por Mirassol, Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsAppBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.


Caio Rezende
Autor
Carioca, 22 anos, estudante de Jornalismo na Universidade Estácio de Sá e estagiário do MundoBola. Apaixonado por esporte e pela arte de contar histórias que inspiram.