Analista da Flamengo TV expõe fraquezas do Lanús antes de duelo com Flamengo na Recopa

O Flamengo entra em campo nesta quinta-feira (19) para iniciar a disputa pelo título da Recopa Sul-Americana contra o Lanús, na Argentina. Para entender o que o time de Filipe Luís terá pela frente, o analista tático da Flamengo TV, Victor Nicolau (conhecido como "Falso 9"), realizou um raio-x completo do adversário.
➕Conmebol faz força-tarefa para recuperar gramado de Lanús x Flamengo
Em vídeo publicado no canal oficial do clube, a análise aponta que, embora o Lanús seja um time competitivo e atual campeão da Sul-Americana, possui fragilidades claras que podem ser exploradas pelo ataque rubro-negro, especialmente na velocidade.
Transição lenta e bola parada
O ponto mais enfatizado na análise foi a fragilidade na transição defensiva dos argentinos. Segundo Falso 9, o Lanús ataca com muitos jogadores, projetando seus laterais e meias para a área adversária. Quando perdem a bola, a recomposição é lenta e desorganizada.
"A transição defensiva desses caras é muito ruim. Eles costumam tomar gol em contra-ataque. O Flamengo vai jogar contra-atacando eles? Não, mas todo time em algum momento é atacado (...) e pode nesses momentos aproveitar as transições", explicou o analista.
Outro ponto fraco identificado foi a bola parada defensiva. O Lanús, que antes era sólido pelo alto, tem sofrido gols de escanteio recentemente devido ao sistema de marcação individual, que tem sido facilmente manipulado pelos adversários.
Além disso, a zaga conta com o veterano Izquierdoz, de 37 anos. Apesar de forte no jogo aéreo, ele é um zagueiro lento, o que pode facilitar a vida dos atacantes velozes do Flamengo em bolas nas costas da defesa.
Perigos do Lanús
Comandado por Maurício Pellegrino, o Lanús atua preferencialmente no esquema 4-2-3-1. O time gosta de construir o jogo pelo corredor central, utilizando uma saída de "3+2", na qual um lateral avança muito (quase como ponta) e os meias flutuam por dentro.
Se a defesa oferece espaços, o meio-campo exige atenção redobrada. O grande destaque é o camisa 10 Marcelino Moreno (ex-Coritiba).
"Ele é o ritmista do time, ele dá o ritmo, distribui e pifa o jogador de frente", alertou o analista.
Outro nome conhecido é o veterano Eduardo Salvio, ex-companheiro de Filipe Luís no Atlético de Madrid, que atua pela ponta direita e ainda oferece perigo técnico.
O comando de ataque fica por conta de Walter Bou (Rodrigo Castillo deve ser desfalque), descritos como centroavantes que, apesar de parecerem "rústicos", sabem fazer o pivô e finalizar bem as jogadas.
A análise aponta que Flamengo enfrentará um time "bem coordenado e muito bem treinado", mas que dá brechas fatais para uma equipe com o poder de fogo do Mengão. A bola rola para o duelo desta quinta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília).











