Análise pré-jogo: jogo aéreo do Botafogo pode causar danos ao Flamengo

Atualizado: 17/05/2025, 09:06
Bruno Henrique of Flamengo fights for the ball with Marlon Freitas of Botafogo during a Campeonato Carioca 2025 match between Flamengo and Botafogo at Maracana Stadium on February 12, 2025 in Rio de Janeiro, Brazil.

O clássico carioca entre Flamengo e Botafogo pela 9ª rodada do Brasileirão 2025 traz à tona um duelo repleto de contrastes: de um lado, um Flamengo dominante como mandante e ofensivamente eficiente; do outro, um Botafogo inofensivo fora de casa, mas historicamente perigoso no Maracanã.

Destaques e estatísticas: como chega o Botafogo para enfrentar Flamengo

O retrospecto recente em clássicos aponta um alerta: o Rubro-Negro não vence o Botafogo como mandante na Série A desde 2019. De lá pra cá, foram três derrotas seguidas no Maracanã.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

No entanto, os números de 2025 sinalizam uma possível virada nesse cenário. O Flamengo apresenta um dos desempenhos mais sólidos em casa: 83% de aproveitamento, com três vitórias e um empate, marcando 12 gols em quatro partidas (média de 2,5 gols por jogo). 

Já o Botafogo ocupa a 15ª posição entre os visitantes, com míseros 8% de aproveitamento (um empate e três derrotas). Pior: ainda não marcou fora de casa. A média de finalizações como visitante é baixa e ineficaz, com apenas 0,29 gols esperados por jogo.

Jogo aéreo pode ser arma e problema para Flamengo

No campo, a expectativa é de um Flamengo dominante, especialmente pelos lados e na imposição pelo alto. A equipe comandada por Filipe Luís tem mesclado bem o jogo apoiado com cruzamentos perigosos: seis dos últimos dez gols saíram com passes rasteiros, mas três dos últimos quatro vieram por bolas aéreas.

Do outro lado, o Botafogo de Renato Paiva tem encontrado sérias dificuldades nesse tipo de jogada, sofrendo cinco dos últimos sete gols em bolas altas.

Se defensivamente é um problema, o jogo aéreo é a principal arma ofensiva do alvinegro. O Botafogo marcou cinco dos últimos seis gols em cruzamentos ou escanteio, justamente o ponto frágil do Flamengo, que sofreu cinco dos últimos oito gols dessa forma e demitiu o responsável por treinar esse quesito no clube. Essa será a batalha tática central do jogo.

Na defesa, o Flamengo se mostra muito compacto em casa. Sofreu apenas um gol em quatro jogos, com média de apenas 5,5 finalizações cedidas. O Botafogo, por sua vez, mesmo sob pressão constante, tem sido razoavelmente resistente, sofrendo três gols em quatro jogos como visitante, apesar de permitir, em média, 12 finalizações por jogo.

Expectativa para o clássico

O histórico recente joga a favor do Botafogo, mas o cenário atual aponta favoritismo para o Flamengo. O alto desempenho ofensivo, a capacidade de finalização acima da média e a solidez defensiva no Maracanã formam uma combinação letal para um adversário que ainda não encontrou soluções longe de casa.

A chave para o Botafogo está em se fechar bem e apostar tudo nas bolas aéreas, sua principal virtude, e justamente a maior vulnerabilidade rubro-negra. Para o Flamengo, o caminho para a vitória passa por manter a agressividade com a posse e explorar a fragilidade alvinegra pelos lados e em jogadas aéreas defensivas.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.