Análise pré-jogo: Flamengo terá favoritismo colocado à prova mais uma vez antes do Mundial

Atualizado: 31/05/2025, 09:15
Wesley contra o Fortaleza - Marcelo Cortes/Flamengo

Neste domingo (1º), às 18h30, o Flamengo entra em campo no Maracanã para enfrentar o Fortaleza com um objetivo claro: assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Filipe Luís pode até depender de resultados paralelos para terminar a rodada no topo, mas sabe que vencer o time cearense é o primeiro passo.

Análise tática – Flamengo 1x0 Deportivo Táchira: Rubro-Negro avança com alerta ligado na Libertadores

Caso o Bragantino, vença o Vasco neste sábado (31), chegará a 23 pontos. Ainda assim, um triunfo rubro-negro colocaria o Flamengo com 24 pontos, bastando torcer por um tropeço do Palmeiras (atual líder com 22) contra o Cruzeiro, o melhor mandante da competição, para terminar a rodada na liderança.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Com cinco vitórias nos últimos seis jogos e um aproveitamento recente de 89%, o Flamengo atravessa um dos melhores momentos da temporada, em termos de resultados, embora tenha alternado bastante em questão de desempenho. A equipe está invicta há sete partidas, com cinco vitórias e dois empates.

No Maracanã, o desempenho também é sólido: o Flamengo é o terceiro melhor mandante do torneio, com 73% de aproveitamento. Foram 12 gols marcados em casa e apenas dois sofridos. Além disso, a equipe lidera em eficiência ofensiva no agregado do campeonato, com um gol a cada 6,5 finalizações, em levantamento feito pelo "Gato Mestre", do "ge".

Fortaleza vive forte crise na temporada

O Fortaleza, por sua vez, chega pressionado. Apesar da classificação para as oitavas da Libertadores, a equipe vive péssimo momento no Brasileirão. São cinco partidas sem vitória (2 E, 3 D), e apenas dois triunfos nos últimos 14 jogos, um aproveitamento de 31%.

Fora de casa, o cenário é ainda mais desanimador no campeonato: não venceu em cinco jogos, com três empates e duas derrotas, tendo marcado apenas dois gols e sofrido seis.

O time cearense finaliza pouco (10 por jogo) e mal. E para piorar, enfrenta a defesa mais resistente em casa do campeonato: o Flamengo sofreu apenas um gol como mandante, justamente na estreia contra o Internacional.

Duelo de estilos e pontos fracos

Taticamente, será um confronto de estilos ofensivos opostos. O Flamengo tem 11 dos seus 17 gols a partir de jogadas rasteiras e passes curtos, exatamente o tipo de jogada que mais castiga o Fortaleza, que levou sete de dez gols dessa forma no Brasileirão. Já o time cearense aposta na bola aérea; sete dos 10 gols nasceram assim.

Apesar da péssima fase, o retrospecto recente dá algum alento ao torcedor tricolor: o Fortaleza venceu dois dos últimos três confrontos no Maracanã pelo Brasileirão. No entanto, repetir o feito em 2025 exige uma atuação praticamente perfeita, técnica e mentalmente, para superar o melhor time da competição, embalado pela torcida e com a liderança como combustível.

O domingo promete um jogo em que o Flamengo testará sua maturidade para assumir a ponta, enquanto o Fortaleza tentará reencontrar o rumo, agora que teve o alívio da classificação continental. A dúvida é se isso será suficiente para reverter uma maré estatisticamente e tecnicamente desfavorável.

Além disso, será a despedida da equipe antes da disputa do Mundial de Clubes, que acontece nos Estados Unidos entre junho e julho.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.