Análise pré-jogo: estilos antagônicos marcam duelo entre Ceará x Flamengo

Atualizado: 02/08/2025, 13:33

Neste fim de semana, o Flamengo viaja até Fortaleza com a missão de defender a liderança do Brasileirão. O adversário da vez é o Ceará, em um duelo que promete um verdadeiro choque de estilos. De um lado, o Rubro-Negro, com a maior média de posse de bola da competição (59,4%); do outro, o time cearense, que menos fica com a bola nos pés em toda a Série A (44,2%). Os dados são do "ge".

➕ Ceará x Flamengo: CBF escala árbitro que arrastou jogo contra Palmeiras

Ainda que o decisivo jogo de volta pela Copa do Brasil contra o Atlético-MG se aproxime, a expectativa é de que o Flamengo entre em campo com força máxima. A diretoria e a comissão técnica já deixaram claro que a prioridade do clube na temporada é a disputa do Brasileirão e da Libertadores, e cada ponto é crucial na corrida pelo título.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

O Ceará chega embalado por uma vitória expressiva sobre o antigo líder Cruzeiro, em pleno Mineirão. No entanto, o histórico do confronto em seus domínios aponta para um favoritismo do Flamengo. Em sete jogos disputados na capital cearense pela Série A desde 2006, o time da casa venceu apenas uma vez, em 2020. Foram três vitórias do Mengão e três empates. 

Força do Flamengo como visitante

Os números do Flamengo fora de casa impressionam e sustentam o otimismo. O time ostenta a segunda melhor campanha como visitante, com quatro vitórias, um empate e duas derrotas, um aproveitamento de 62%.

Com nove gols marcados (segundo melhor ataque) e apenas cinco sofridos (terceira melhor defesa), a equipe mostra equilíbrio e solidez longe de seus domínios. A defesa, em especial, não foi vazada em 43% dos jogos fora, o terceiro melhor desempenho do campeonato jogando longe do Maracanã.

Em contrapartida, o Ceará tem apenas a 13ª melhor campanha como mandante. Apesar de uma defesa relativamente sólida em casa (sexta melhor, com 0,75 gols sofridos por jogo), seu ataque tem sido pouco produtivo, sendo o quarto pior da competição em seus domínios, com apenas oito gols marcados.

Bola aérea pode salvar novamente 

O caminho para a vitória do Flamengo pode estar no alto. Nas últimas rodadas, sete dos 14 gols marcados pela equipe surgiram de jogadas aéreas. Esta é justamente a maior fragilidade do adversário. O Ceará sofreu 10 de seus 14 gols no campeonato em lances pelo alto.

Com a segunda melhor eficiência ofensiva como visitante (um gol a cada 7,9 finalizações), contra um Ceará que é apenas o oitavo mandante que mais cede finalizações, a tendência é que o Flamengo crie volume e encontre espaços. Se souber explorar a bola aérea, a chance de voltar para o Rio de Janeiro com mais três pontos na bagagem e a liderança garantida é enorme.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.