Análise: a genialidade de Filipe Luís conquista o mundo para o Flamengo

Atualizado: 24/08/2024, 19:24
Filipe Luis Mundial sub-20 flamengo olympiacos

Um dos grandes ídolos recentes da história do Flamengo, Filipe Luís continua escrevendo seu nome na história do Rubro-Negro. Multicampeão como jogador, o ex-lateral começa a levantar taças como treinador do clube. Neste sábado, o Mengão bateu o Olympiacos, da Grécia, por 2 a 1 e se sagrou campeão da Copa Intercontinental Sub-20.

Os Garotos do Ninho conquistaram um título inédito para o futebol brasileiro. Os comandados de Filipe Luís venceram, de virada, o ótimo time grego, campeão europeu. O Mengão é o atual campeão da Libertadores, após bater o Boca Juniors, também saindo atrás no placar, por 2 a 1. O confronto dos campeões continentais começou bastante movimentado, mas as maiores emoções aconteceram na segunda etapa.

Melhores momentos: Flamengo 2 x 1 Olympiacos – Mundial Sub-20 2024

O Flamengo não começou bem no segundo tempo. O Olympiacos dominou as ações ofensivas na volta do intervalo, abrindo o placar aos 9 minutos, após confusão na área rubro-negra. A imposição grega limitava o Mengão, que não conseguia desenvolver seu jogo, vendo o título escapar num Maracanã com mais de 31 mil pessoas.

Filipe Luís e sua leitura de jogo abrem o caminho para título mundial do Flamengo

Logo após sofrer o gol, o treinador do Mais Querido decidiu mexer no time, buscando reagir. Caio Garcia deu nova cara para o Flamengo. O meia iniciou e finalizou a jogada do gol de empate. O 1 a 1 deixou o Olympiacos abalado, caindo de produção, enquanto o Mengão continuava buscando a vitória no tempo regulamentar.

E ela veio através das peças que Filipe Luís colocou em campo. Além de Caio Garcia, autor do gol de empate e responsável pelo domínio do Flamengo no meio campo, Felipe Teresa fez o gol do título aos 46 minutos e deu números finais ao jogo, tornando o Mengão o primeiro time brasileiro Campeão Mundial Sub-20.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.