Alô, Flamengo! O aproveitamento de Sampaoli no futebol brasileiro

Atualizado: 01/11/2023, 21:00
sampaoli pode ser o novo técnico do flamengo

O plano B do Flamengo caso não consiga contratar Jorge Jesus é o argentino Jorge Sampaoli. Sendo assim, o Mundo Bola foi atrás e fez um breve levantamento da passagem do profissional no futebol brasileiro. Anteriormente, Sampaoli trabalhou no Santos em 2019 e no Atlético-MG entre 2020 e 2021. Nos dias atuais, o profissional está sem clube e segue em casa curtindo suas férias.

No Santos, Sampaoli foi adversário direto de Jesus no Flamengo. Tanto é que terminou o Brasileirão de 2019 sendo vice-campeão. Entretanto, sofreu eliminações para Atlético-MG na Copa do Brasil, queda na semifinal do Paulista e na primeira fase de Sul-Americana. Mas em linhas gerais, a passagem na Vila Belmiro não foi ruim.

Leia também: Vai dar match? Sampaoli e Flamengo ensaiam acerto desde 2012

Ao todo, são 64 jogos, com 35 vitórias, 14 empates e 15 derrotas. Ou seja, um aproveitamento de 61% dos pontos disputados. Além disso, com Sampaoli, o Santos teve sua melhor campanha no Brasileirão com 20 times, conquistando 74 pontos. Algo inédito para o time paulista.

Sampaoli teve boa passagem também pelo Atlético-MG

Depois de se destacar pelo Santos, Jorge Sampaoli não quis permanecer no clube em 2020 e esperou no mercado uma nova oportunidade. Querendo ser campeão, o argentino aceitou o convite do Atlético-MG, que iniciava o projeto de investir mais forte no futebol. No clube de Minas Gerais, foi campeão Estadual e chegou a liderar o Brasileirão durante boa parte da competição.

Entretanto, acabou sendo superado pelo Flamengo de Rogério Ceni e terminou o ano na terceira colocação. Foram 44 jogos, com 25 vitórias, nove empates e 10 derrotas, um aproveitamento de 63,63%.

Até definir um novo nome, o Flamengo será comandado por Mario Jorge, técnico do time sub-20. O Rubro-Negro tem compromisso contra o Maringa-PR, nesta quinta, pela Copa do Brasil.


Compartilhe
Yago Martins
Autor
Jornalista formado pela Unisuam, 27 anos, natural do Rio de Janeiro. Atua na comunicação desde 2018, com passagens por rádio, TV e portais esportivos. Apaixonado por esporte e jornalismo.