Adversário do Flamengo, Mirassol começou jornada à Série A graças a Luiz Araújo; entenda

Atualizado: 09/08/2025, 09:25
Luiz Araújo 100 jogos Flamengo

Neste sábado (9), o Flamengo enfrenta o Mirassol pelo Brasileirão, time do interior paulista que apostou num projeto sólido, que levou o clube da Série D à elite do futebol brasileiro em apenas cinco anos. Toda essa trajetória, foi iniciada com Luiz Araújo.

➕ Destaques e estatísticas: como chega o Mirassol para enfrentar Flamengo

Luiz Araújo é um dos grandes “responsáveis” por o Mirassol ter chegado onde chegou. Apesar de ter iniciado a carreira profissional no São Paulo, o camisa 7 rubro-negro passou um período na base do time do interior paulista, chegando ao clube da capital ainda com 30% dos seus direitos econômicos vinculados à equipe.

No fim de 2017, foi vendido pelo São Paulo ao Lille-FRA, o que rendeu ao Mirassol 8 milhões de reais. Desse valor, o clube destinou 5,4 milhões para inaugurar, em 2018, seu centro de treinamento, hoje considerado um dos mais modernos fora da capital paulista.

Desde então, o Mirassol passou a ter campanhas consistentes no Paulistão, escalar divisões, até que no ano passado, depois de bater na trave algumas vezes, subiu para a Série A em 2⁠º na Série B, atrás somente do campeão Santos.

"A situação do Mirassol depois do CT mudou completamente. Com esse dinheiro, compramos a área do CT e iniciamos as obras do CT, os quatro campos, academia e quartos. Esse dinheiro foi gasto com isso. Hoje, o CT é muito mais completo. Mas o início todo foi com o dinheiro da ida do Luiz Araújo. Outros clubes pegariam o dinheiro para gastar com jogador. Nós fizemos o CT. Foi de onde o Mirassol alavancou e começou a ter resultados em campeonatos nacionais", disse diretor de futebol do Mirassol, em entrevista recente ao UOL.

Flamengo enfrenta um surpreendente Mirassol no Brasileirão

Flamengo e Mirassol se enfrentam neste sábado (9), às 18h30, no Maracanã, pela 19ª rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro, ainda digerindo a eliminação na Copa do Brasil, entra em campo com a missão de vencer para manter a liderança da competição. Do outro lado, terá um adversário embalado por uma campanha acima das expectativas.

Se conquistar a vitória, o Flamengo garante o topo da tabela ao fim do primeiro turno, mesmo com um jogo a menos que o vice-líder Cruzeiro.

Estreante na elite, o Mirassol é a grande surpresa do campeonato. Com um elenco experiente, ocupa a quinta colocação com 28 pontos, somados em sete vitórias, sete empates e apenas duas derrotas em 16 partidas. Assim como o Flamengo, é o time que menos perdeu na competição.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.