Abel Braga lamenta polêmica entre Pedro e Filipe Luís e afirma: 'Comigo sempre treinou bem'

Atualizado: 20/07/2025, 17:17
abel braga arrascaeta lance flamengo

A polêmica que abalou os bastidores do Ninho do Urubu nas últimas semanas, envolvendo Pedro e o técnico Filipe Luís, foi comentada por Abel Braga, primeiro treinador do atacante no profissional, quando o jogador atuava pelo Fluminense.

'Começou comigo': Abel Braga cita que montou histórico Flamengo de 2019

Em entrevista à "ESPN", Abel fez questão de defender o profissionalismo do atacante, baseado na experiência que tiveram juntos. Ele se mostrou surpreso ao saber que Filipe Luís revelou publicamente que o jogador estaria treinando com uma intensidade abaixo do restante do elenco.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

"O Pedro, quando foi meu atleta, nunca, em momento nenhum (treinou mal), e ficou um bom tempo. Ele sempre treinou muito bem. Inclusive, sempre comentamos, fazia trabalho de finalização com o Leomir depois do treino. Você vê que ele não dá chutão para gol, sempre coloca, era trabalhado diariamente. Nunca teve esse problema", relembrou o ex-treinador.

Abel acredita que Filipe Luís exagerou com Pedro

Apesar de demonstrar grande respeito por Filipe Luís, a quem classifica como "um treinador de nível muito alto", Abel Braga opinou que a forma como o problema veio a público foi exagerada. Para ele, a crise poderia ter sido contida internamente, sem o desgaste gerado pela coletiva de imprensa do último sábado (12).

"Para mim, foi um pouco pesado a maneira que foi exposta o problema, poderia ser resguardado melhor. Lamento por todas as partes. Para o Filipe, não foi legal, desabafou, achou que era o momento. E é um cara que admiro enormemente. Para o Pedro, é muito ruim. E para o Flamengo. Então, é uma situação que ninguém ganhou", destacou.

Abel também refletiu sobre a complexidade de gerir um elenco, afirmando que a chave é entender a personalidade de cada atleta.

"Todo treinador tem que procurar entender o momento. Tem jogador que você põe na equipe, está feliz, e você tira, fica infeliz... Uns não sentem nada, outros sentem muito. Isso é uma função fundamental do treinador", analisou.

Após a derrota para o Santos na última quarta-feira (16), Filipe Luís declarou o assunto como "encerrado". Após dois jogos, Pedro foi relacionado pelo técnico para o clássico contra o Fluminense, neste domingo (20), às 19h30 (de Brasília), no Maracanã. 


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.