35 anos da 1ª Copinha do Flamengo: título com cobertura de Júnior Baiano

Atualizado: 31/01/2025, 13:19

Hoje, 31 de janeiro, completam-se 35 anos da primeira conquista do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com uma equipe repleta de grandes nomes, que se tornariam estrelas do futebol brasileiro, o Mengão marcou época com o título da edição de 1990.

Com bela campanha, incluindo uma goleada de 7 a 1 sobre o Corinthians, com show de Djalminha, o Mengão enfrentou na decisão a única equipe que venceu o Rubro-Negro na competição.

35 anos da 1ª Copinha do Flamengo: trajetória teve dificuldades e goleada sobre o Corinthians

Júnior Baiano e Djalminha brilham na final

Após vencer o Internacional sem dificuldades na semifinal, por 3 a 0, o Flamengo teria a chance de uma revanche contra o Juventus, da Mooca. A equipe paulista foi a única a derrotar o Mengão, em duelo na quarta fase, e venceu o São Paulo nas semis, se classificando para a final.

Mordido pela derrota anterior, o Flamengo foi para cima e Djalminha fez um passe magnífico para Júnior Baiano. O zagueiro se aventurou no ataque, como um autêntico centroavante e, de cobertura, encobriu o goleiro Alê, marcando o único gol da partida aos 28 minutos.

A festa foi grande, com volta olímpica, lágrimas, pagamento de promessas e o capitão Djalminha levantando merecidamente o troféu. 

Relembre a campanha do Flamengo

Sob o comando do treinador Ernesto Paulo, o Rubro-Negro teve uma campanha impressionante, vencendo sete dos 11 jogos disputados, empatando três e sofrendo apenas uma derrota. Djalminha foi o grande nome da competição, sendo o artilheiro com oito gols, sendo cinco apenas em um jogo, contra o Corinthians.

Primeira fase 
Flamengo 1-1 Botafogo (SP)
Flamengo 1-0 Nacional
Flamengo 2-0 Central Brasileira
Flamengo 2-1 Criciúma
Flamengo 0(5)-(4)0 Santos

Segunda fase 
Flamengo 3-1 Tuna Luso

Terceira fase 
Flamengo 1(4)-(1)1 Portuguesa de Desportos

Quarta fase 
Flamengo 1-2 Juventus
Flamengo 7-1 Corinthians

Semifinal 
Flamengo 3-0 Internacional

Final 
Flamengo 1-0 Juventus 

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Rubro-Negro é tetracampeão da Copinha

O título de 1990 foi muito importante para o Flamengo. Grande parte daquele time serviu de base para conquistas no profissional.

Ainda em naquele ano, Marquinhos, Marcelinho, Nélio, Piá e Djalminha (junto com Rogério) foram fundamentais na campanha vitoriosa da Copa do Brasil. No ano seguinte, Paulo Nunes se juntou a eles nas disputas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores.

No segundo semestre, Fabinho e Júnior Baiano integraram a equipe, contribuindo para as conquistas da Copa Rio e do Carioca, além do Brasileiro em 1992.

2011 - Bicampeonato após 21 anos de jejum

O Mengão foi conquistar seu segundo título da Copa São Paulo somente 21 anos depois. Em 2011, a geração que conquistou o bicampeonato tinha nomes como César, Negueba, Frauches, Rafinha, Lucas e Adryan. 

Na decisão, a Nação lotou o Pacaembu, recebendo o Flamengo para enfrentar o Bahia. Aos sete minutos do primeiro tempo, o capitão Frauches abriu o placar, levando a torcida à loucura. No entanto, aos 30 minutos, o Bahia empatou com um pênalti. Na etapa final, Negueba também converteu uma penalidade, marcando o gol que trouxe a taça de para Gávea.

2016 - Três finais, três títulos

Cinco anos depois, o Flamengo chegava à decisão pela terceira vez. Faziam parte daquele grupo nomes como o goleiro Thiago, herói na final, Léo Duarte, Ronaldo, Matheus Sávio, Felipe Vizeu e Lucas Paquetá.

Na final, o adversário foi o Corinthians, que abriu 2 a 0 logo na primeira etapa e poderia ter feito mais. Comandado pelo técnico Zé Ricardo, o Flamengo voltou com outra pegada no segundo tempo e empatou o jogo, com gols de Trindade e Matheus Sávio, calando o Pacaembu e elevando a moral para os pênaltis.

Nas penalidades, Thiago pegou duas cobranças e o Mengão venceu por 4 a 3, conquistando o tricampeonato.

2018 - Gol relâmpago e brilho de Yago garantem o Tetra

A última conquista do Flamengo na Copinha foi há sete anos. Em 2018, o Rubro-Negro conquistou o quarto título com Wendel Silva e Yago sendo os protagonistas na decisão.

O primeiro marcou o gol do título logo aos três minutos e o arqueiro foi responsável por segurar a pressão do São Paulo e garantir o tetracampeonato.

Fizeram parte daquele equipe nomes como Pepê, Ramon, Hugo Moura, Vinicius Souza e Vitor Gabriel.

Desde a última conquista, a melhor campanha do Fla foi em 2024, quando chegou à semifinal, parando no Cruzeiro. Em 2025, o Mengão foi eliminado logo na segunda fase para o Red Bull Bragantino.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.