35 anos da 1ª Copinha do Flamengo: relembre a safra campeã

Atualizado: 29/01/2025, 21:44
Time do Flamengo na Copinha de 1990

Na próxima sexta-feira (31), completam-se 35 anos de quando o Flamengo fez história ao conquistar seu primeiro título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com uma equipe repleta de promessas e um estilo de jogo vibrante, o Rubro-Negro não apenas levantou o troféu, como também lançou vários jogadores rumo a carreiras de sucesso, jogando um futebol encantador.

O Mengão venceu o Juventus-SP por 1 a 0 na decisão, com gol de Júnior Baiano. Além do zagueiro, a equipe contava com jogadores talentosos como Djalminha, Paulo Nunes, Marcelinho Carioca, Piá e Nélio. Sob o comando do treinador Ernesto Paulo, o Rubro-Negro teve uma campanha impressionante, vencendo sete dos 11 jogos disputados, empatando três e sofrendo apenas uma derrota.

Flamengo sofre dura derrota para Bragantino e é eliminado da Copinha

Alguns nomes do elenco acabaram desfalcando o clube durante a competição para se apresentarem à Seleção Brasileira de Juniores, que disputaria a Copa Atlântica, em Las Palmas, na Espanha. O atacante Paulo Nunes, os meias Marquinhos e Marcelinho e o zagueiro Rogério, que já estava no time principal e não jogou a Copinha, foram chamados pelo técnico Homero Cavalheiro.

Djalminha e uma das maiores atuações individuais da história da Copinha

Sem vários destaques da equipe nas fases iniciais, coube a Djalminha assumir o protagonismo e ter uma performance que entraria para a história da Copa São Paulo.

Na quarta fase, contra o Corinthians, o Flamengo venceu por 7 a 1, com cinco gols do craque revelado no Mais Querido. Djalminha terminou como artilheiro da competição, com oito gols marcados. 

Elenco campeão

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

  • Goleiro: Adriano
  • Defensores: Mário Carlos, Júnior Baiano, Tita, Piá, Rogério, Edmilson, Selé
  • Meio-campistas: Marquinhos, Fabinho, Marcelinho Carioca, Luís Antônio, Fábio Augusto, Rodrigo Dias
  • Atacantes: Djalminha, Paulo Nunes, Nélio, William
  • Técnico: Ernesto Paulo

Vários desses jogadores foram aproveitados no time principal. Ainda em 1990, Marquinhos, Marcelinho, Nélio, Piá e Djalminha (junto com Rogério) foram fundamentais na campanha vitoriosa da Copa do Brasil. No ano seguinte, Paulo Nunes se juntou a eles nas disputas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores. No segundo semestre, Fabinho e Júnior Baiano integraram a equipe, contribuindo para as conquistas da Copa Rio e do Carioca, além do Brasileiro em 1992.

Campanha

Primeira fase 
Flamengo 1-1 Botafogo (SP)
Flamengo 1-0 Nacional
Flamengo 2-0 Central Brasileira
Flamengo 2-1 Criciúma
Flamengo 0(5)-(4)0 Santos

Segunda fase 
Flamengo 3-1 Tuna Luso

Terceira fase 
Flamengo 1(4)-(1)1 Portuguesa de Desportos

Quarta fase 
Flamengo 1-2 Juventus
Flamengo 7-1 Corinthians

Semifinal 
Flamengo 3-0 Internacional

Final 
Flamengo 1-0 Juventus 


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.