10 vezes na história que o Flamengo saiu vencedor na Argentina

Atualizado: 25/09/2025, 08:00
Pedro, atacante do Flamengo, comemorando gol contra o Vélez na semifinal da Libertadores

O Flamengo entra em campo nesta quinta-feira (25) para buscar uma vaga nas semifinais da Libertadores, e até um empate contra o Estudiantes já serve. Ainda assim, não são poucos os casos na história em que o Rubro-Negro viajou até a Argentina e saiu vencedor. 

➕ Jornalista decreta favorito em Flamengo x Estudiantes, mas faz alerta

Neste contexto, o MundoBola Flamengo separou 10 ocasiões em que, jogando na Argentina, o Flamengo venceu os times locais. Tem goleada, jogo apertado, três competições diferentes e até amistoso. Não perca!

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

2022 - Vélez 0x4 Flamengo

Abrindo a lista, uma goleada acachapante do Flamengo em território rival. Logo na ida das semifinais da Libertadores de 2022, o Flamengo resolveu a parada e enfiou um 4 a 0 inapelável sobre o adversário. Em dia brilhante, Pedro marcou um hat-trick, enquanto Éverton Ribeiro completou.

Na volta, o Rubro-Negro venceria por 2 a 1 e garantiria vaga na final, contra o Athletico-PR. Com uma vitória por 1 a 0, gol de Gabigol, o Flamengo selou o tricampeonato da Libertadores, último título da competição até hoje.

2021 - Defensa y Justicia 0x1 Flamengo

O Flamengo só enfrentou o Defensa y Justicia duas vezes na história: ambas na Libertadores de 2021. Adversários nas oitavas, os dois iniciaram o embate na Argentina, com vitória do Flamengo por 1 a 0. O gol foi marcado pelo atacante Michael, ainda em sua primeira passagem pelo clube.

Na volta, o Flamengo não deu chances ao azar e venceu por 4 a 1 no Maracanã. Rodrigo Caio abriu o placar, Arrascaeta ampliou e Vitinho ainda marcou dois para fechar a goleada. A campanha iria até a decisão, mas pararia na pipocada de Andreas Pereira.

2021 - Vélez 2x3 Flamengo

Na Libertadores de 2021, Flamengo e Vélez dividiram o Grupo G. E a partida na Argentina marcou logo a estreia do Rubro-Negro na competição, com uma competente vitória por 3 a 2. Os mandantes ficaram à frente duas vezes, mas o Mais Querido venceu com gols de Willian Arão, Gabigol e Arrascaeta.

O Flamengo se classificaria em primeiro lugar naquela fase de grupos, com 12 pontos em seis jogos. Depois, eliminaria Defensa y Justicia, Olimpia e Barcelona até perder a final para o Palmeiras.

2001 - San Lorenzo 1x2 Flamengo

Esse jogo, válido pelo Grupo B da Copa Mercosul de 2001, marcou o primeiro encontro oficial entre Flamengo e San Lorenzo na história. E o jogo só se repetiria cinco vezes até hoje, em um encontro poucas vezes registrado na história. Mesmo na Argentina, o Flamengo venceria por 2 a 1, gols de Juan e Edílson.

No outro encontro pela primeira fase, o Flamengo venceu mais uma vez, e de novo por 2 a 1. O Rubro-Negro passou em primeiro na chave, enquanto o time argentino seria o segundo, e os dois curiosamente fariam a final. Sem vencer o Rubro-Negro uma vez sequer (empatou as duas partidas da decisão), o time argentino foi campeão nos pênaltis.

1997 - Vélez 0x3 Flamengo

Maior freguês do Flamengo na Argentina, o Vélez sucumbiu de novo em 1997. E depois de demonstrar força, vencendo o Rubro-Negro no jogo de ida da Supercopa dos Campeões da Libertadores, no Brasil. Mesmo assim, tomou um incontestável 3 a 0 na volta e caiu. Os três foram marcados por Sávio.

O duelo valeu pela fase de grupos, que passou a receber a primeira fase da competição. E, em regulamento que previa apenas a classificação dos líderes da chave, o Flamengo ficou na segunda posição, atrás do São Paulo. O time brasileiro chegaria na final, mas perderia para o River Plate.

1995 - Vélez 2x3 Flamengo

Em encontro pela extinta Supercopa dos Campeões da Libertadores, o Flamengo encarou o Vélez logo na ida da primeira fase, fora de casa. E já saiu na frente, superando jogo eletrizante para sair com a vitória. Marcelo Herrera e Roberto Trotta marcaram para o time argentino, mas Edmundo, Sávio e Rodrigo Mendes definiram o 3 a 2.

Na volta, o Flamengo coroaria a passagem para a segunda fase com um belo 3 a 0. E a campanha no torneio foi boa, com novas eliminações sobre Nacional-URU e Cruzeiro (com direito a 4 a 1 no agregado). No entanto, perderia a final para o Independiente.

1993 - Huracán 0x3 Flamengo

Em uma época muito mais marcada por amistosos internacionais do que hoje, incluindo excursões, o Flamengo foi à Argentina encarar o Huracán em 1993. O duelo foi válido pelo Torneio Libertad e, no José Amalfitani, o Rubro-Negro emplacou um 3 a 0 — gols de Nilson, duas vezes, e Djalminha.

1991 - Estudiantes 0x2 Flamengo

Em duelo pela Supercopa dos Campeões da Libertadores de 1991, o Flamengo encarava o Estudiantes fora precisando vencer. Isto porque, na ida, os dois times não saíram de um empate em 1 a 1 no Brasil. E o Rubro-Negro não decepcionou, com jogo coeso e vitória por 2 a 0.

Apesar dos gols de Zinho e Gaúcho, todavia, o Flamengo não teria vida longa no torneio. Após eliminar o Estudiantes na primeira fase, o Mais Querido parou na segunda, contra o River Plate. Com uma vitória para cada lado, o time argentino só passou nos pênaltis.

1982 - River Plate 0x3 Flamengo

No primeiro encontro entre Flamengo e River Plate na história da Libertadores, em 1982, o Rubro-Negro deu logo uma demonstração clara de poder. Em pleno Monumental de Núñez, o Rubro-Negro enfiou 3 a 0 sobre o time argentino, com gols de Lico, Zico e Nunes. 

O encontro aconteceria pela segunda fase, que teria ainda um 4 a 2 do Flamengo em casa. No entanto, o Peñarol conseguiu ser o primeiro no grupo no fim das contas, passando para a final. Com vitória por 1 a 0 sobre o Cobreloa, foi campeão da Libertadores naquele ano.

1941 - San Lorenzo 0x2 Flamengo

A primeira vitória é inesquecível, ainda que o Flamengo fosse demorar 60 anos para enfrentar o San Lorenzo em um jogo oficial. No Torneio Hexagonal da Argentina de 1941, porém, o Rubro-Negro foi até o então Gasometro e venceu por 2 a 0. Os gols foram marcados por Sá e Zizinho, em um jogo obviamente sem imagens.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsappBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.

Alfa.bet
Alfa.bet
5/5
proLayout intuitivo

SPA/MF Nº 2.100 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Aviso de Jogo Responsável: as apostas esportivas envolvem riscos financeiros. Não há resultados garantidos, e as odds podem variar até o início e durante a partida. Aposte com responsabilidade, apenas valores que esteja disposto a perder. Proibido para menores de 18 anos.


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.