10 jogadores que já jogaram por Flamengo e Grêmio

Neste domingo (31), às 16h (horário de Brasília), Flamengo e Grêmio se enfrentam no Maracanã pela 22ª rodada do Brasileirão.
➕ Apostas colocam Flamengo cada vez mais favorito no Brasileirão
O MundoBola Flamengo aproveita o momento para relembrar 10 jogadores que já atuaram por ambas as equipes.

SPA/MF nº 2.104 - 9 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
10 jogadores que já defenderam as cores de Flamengo e Grêmio
Renato Gaúcho

Campeão mundial pelo Grêmio, Renato quando era jogador, também colocou seu nome na história do Flamengo. O agora treinador fez parte do elenco do Mengão que conquistou o título do Brasileiro de 1987, contra o Internacional, no Maracanã. Ao todo, foram quatro passagens na Gávea.
Fernandinho

Atacante que brilhou no título da Libertadores do Grêmio em 2017, Fernandinho esteve no Flamengo por empréstimo no ano de 2016. O ponta teve até uma boa passagem, mesmo entrando sempre no segundo tempo nos jogos. Porém, Renato pediu seu retorno no ano seguinte.
Rodrigo Caio

Um dos grandes zagueiros da história do Flamengo, Rodrigo Caio ficou no clube de 2019 até 2023. Neste período, faturou três Cariocas, duas Supercopas, uma Recopa, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil e duas Libertadores. Por todo esse histórico, o Grêmio tentou recuperá-lo em 2024, sem sucesso.
Wallace

Muito contestado pela torcida do Flamengo, o zagueiro Wallace deixou o Rio de Janeiro para jogar na Gávea em 2015. Entretanto, no Grêmio, também não deixou saudades e foi rapidamente emprestado ao Gaziantepspor, da Turquia. Pelo Fla, Wallace ainda conquistou uma Copa do Brasil e um Carioca.
Everton Cebolinha

Reserva atualmente no Flamengo, Everton Cebolinha esteve no elenco do Grêmio campeão da Libertadores em 2017 e da Copa do Brasil no ano de 2016. Na Gávea, já conquistou os mesmos títulos.
Marinho

Campeão da Copa do Brasil e da Libertadores com o Flamengo em 2022, Marinho chegou a atuar no Grêmio na temporada de 2018. Todavia, acabou não sendo feliz e foi transferido para o Santos em 2019, onde viveu seu último grande momento na carreira.
Paulo Victor

Goleiro revelado no Flamengo, Paulo Victor viveu seu auge no Fla em 2014, com Vanderlei Luxemburgo. Na temporada seguinte, começou a receber críticas e viu no ano de 2016, o Rubro-Negro contratar Alex Muralha. Sendo assim, deixou o Mengão e jogou no Grêmio em 2019. Inclusive, Paulo era o goleiro na goleada do Flamengo por 5 a 0 na semifinal da Libertadores.
Léo Moura

Lateral que marcou uma geração no Flamengo, Léo Moura venceu cinco Cariocas, um Brasileiro e uma Copa do Brasil na Gávea. Mas no fim de sua carreira, defendeu o Grêmio em 2017 e ainda faturou a Libertadores em terras gaúchas.
Réver

Zagueiro do Grêmio de 2008 a 2009, Réver foi contratado pelo Flamengo na temporada de 2016. Na época, Rodrigo Caetano, então diretor rubro-negro, trouxe o defensor por empréstimo, junto ao Internacional. Réver saiu do Fla em 2018, tendo conquistado apenas o Carioca de 2017.
Ronaldinho

Revelação do Grêmio, Ronaldinho Gaúcho chegou ao Flamengo em 2011 para ser o grande nome da gestão de Patrícia Amorim. Entretanto, mesmo com o título Carioca invicto no primeiro ano, R10 sofreu com salários atrasados e deixou a Gávea em 2012, cobrando pagamentos na Justiça.
🤡Torcedor Brasileiro assistindo mais uma rodada com favorecimento ao Palmeiras.
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) August 18, 2025
É inacreditável como SEMPRE, na dúvida, pende para o lado do @Palmeiras.
E o método deles é claro! Reclamar de tudo! Tendo ou não razão! Até linha de impedimento fazem um escândalo. Aí quando é a… pic.twitter.com/G9oFu4JkGu














